Wednesday, March 24, 2010

145

os termômetros marcando 3ºC, em pleno final de março...chove intermitentemente, desde manhã...aqui, no 'barraco hightech', a calefação a todo vapor, com cordas novas no violão (la bella 2001/extra hard tension)...entre um acorde e outro, a lembrança de canções e estórias que delas destilam...aproveito minha folga imposta e registro (como há tempos não fazia) essas melodias espontâneas guardadas em meu hd interno.

nós(johnny alf)
*vale lembrar que faz muito pouco tempo que arrisco esse samba-canção bacanudo do 'genialf', conforme já expliquei em postagem anterior...e essa versão slowmotionshirleyhorniana foi inspirada numa 'varreção de caixa' em minha bateria imaginária...rs



*espero que a galera curta essa demo caseira...e comentários são benvenutos (principalmente, a favor...rs)
*amplexossonoros, ensopados e gelados

Friday, March 19, 2010

144

agora sim...um vídeo bacanudo do amigo poeta e parceiro virtuo-musical, rogério santos, numa gig intimista pra lá de sampa, em são francisco xavier (onde fica?)...acompanhado do violonista e também parceiro do bardo-cantor, floriano vilaça...

*soul da cidade (r.santos/t.pituco freitas)
*filmado por rose poulain...editado por douglas doug



*amplexossonoros e boa audição....

Wednesday, March 17, 2010

143

signores e signorinas,
alguns vídeos pescados no youtube, com exemplares de nossa música universal...(clique nos títulos para assistir) e (clique nos nomes dos instrumentistas para mais informações)...boa audição.

*boris gaquere (violonista e compositor belga) interpretando 'o choro de juliana' de marcos pereira (violonista e compositor brasileiro)...

*soichi muraji (violonista japonês) interpretando 'a felicidade' (a.c.jobim/v.moraes)-arranged by roland dyens

*andre saborio (violonista costarriquenho) e celso machado (violonista brasileiro) interpretam 'danza paraguaya' (agustin barrios mangore)

*mister charlie byrd (violonista estadunidense) plays 'corcovado' (a.c.jobim)

*silviu ciulei (violonista romeno) intrepreta 'jongo' de paulo bellinati (violonista e compositor brasileiro)

amplexossonoros e saudosos

Sunday, March 14, 2010

142

ouvir uma canção quase sempre me remete à uma circunstância em que se deu sua primeira audição.

em 1992, de passagem pelo brasil, na cidade maravilhosa que adotei como residência, durante o sinal fechado da r.mário ribeiro (vindo da barra) pra cair na av.borges de medeiros (lagoa), reencontro, emparelhada ao meu carro, uma amiga, denise prado (produtora), que não via há anos.
quando nos reconhecemos, foi tamanho o alvoroço, que provocamos uma sinfonia furiosa de buzinas e xingamentos no trânsito.

denise, à época, prestava assessoria para 'deck produções' (joão augusto) e cuidava dos primeiras apresentações de rosa passos, que lançava seu cd 'curare'...naquela mesma noite, fui assistir, ali mesmo na lagoa, no 'au bar' (ainda existe?), a gig da cantora e violonista baiana, acompanhada pelo saxofonista idris boudrioua...foi uma surpresa duplamente agradável...rever denise e conhecer o trabalho de rosinha...recordo-me, inclusive, que antes de seu stage, havia uma cantora estrangeira (embora cantasse em português), acompanhada pelo piano de luis carlos vinhas.

no final da noite, além de adquirir o cd com uma dedicatória simpática da artista, ganhei de minha amiga, um outro registro produzido pela 'deck disc'...a gravação ao vivo do 'rio show festival' (a noite da bossa nova), no riocentro, 29 de maio de 1991...com a participação de carlos lyra, o recém-falecido johnny alf, leila pinheiro, leny andrade, os cariocas e verônica sabino.

há nesse cd dois registros memoráveis...os cariocas com leila pinheiro em 'samba do avião' (a.c.jobim) e johnny alf com leny andrade numa interpretação hipnotizante de 'nós' (j.alf).

em todos esses anos de cantoria e música, nunca arrisquei-me nesse canção piramidal de 'genialf'...sempre inclui 'eu e a brisa', 'o que é amar', 'ilusão à toa' e mais recentemente 'céu e mar'...mas, tomei coragem e debutei-a na gig dessa noite.
ao terminá-la, apesar de alguns tropeços na letra (sorte minha a platéia ser nativa com alguns outros estrangeiros), emocionei-me com as palmas efusivas.
expliquei à audiência, então, quem foi o autor revolucionário dessa linda melodia e harmonia, conseguindo, enfim, prestar uma homenagem póstuma a esse músico brasileiro, que apesar de minha diminuta interpretação, faz com que sua obra continue a vibrar plena e universal.

*deixo aos incautos internautas esse deleite sonoro...'nós' (johnny alf) com o autor e leny de andrade...boa audição



*abraçsonoros e pacíficos

Wednesday, March 10, 2010

141


essa capa bacanuda foi idealizada por marco mancini, brasileiro residente por essas plagas de cá, que além de graphic designer é fotógrafo, jornalista, jazzófilo (editor da revista jazznin)...além de saxofonista (apaixonado pelo free jazz) e produtor.

*relato aqui uma passagem curiosa...apesar de conhecer o mancini e trabalhar com frequência em alguns eventos e shows musicais organizados por ele, por conta do meu trabalho, não fui assistir ao encontro registrado nesse cd...mesmo sendo fâzão do oscar castro neves (quem não é?), da leila pinheiro, airto moreira (assim como de flora purim) e os veteranos paulo calazans (pi), marcelo mariano (bs) e marco bosco (percussionista também residente poraqui).
numa tarde, fuçando as prateleiras da loja tower records, chamou minha atenção essa 'jacket' piramidal...fiquei surpreso e feliz ao saber que era do show no blue note tokyo, o qual não pude assistir...mais surpreso ainda, quando ouvi o cd, já que são poucas gravações ao vivo que conseguem um padrão de qualidade como esse registro.

deixo um regalo aos incautos internautas que poracá porventura aportarem...domingo azul do mar (a.c.jobim/newton mendonça) / fotografia (a.c.jobim)



*amplexossonoros, congelados e boa audição....

Sunday, March 07, 2010

140

a intenção não é transformar esse humilde 'rancho virtual' em obituário...mas, tardiamente, soube do passamento de mais um grande músico (contrabaixista) e radialista, sabá (sebastião oliveira da paz), aos 83 anos, no último dia 23 de fevereiro, em são paulo.

*segue link do blog...cb latin jazz corner...para informações detalhadas.

*eu cheguei a conhecer o talentoso e simpático músico em uma gravação pra seu programa, na rádio jovem pan, lá pelos idos oitentistas...apesar de sua simplicidade e atenção em nos atender, eu era garoto e fã dele e da troupe com quem ele havia tocado...portanto, mantive-me calado e reticente durante quase toda a entrevista...e matutava: 'o que um moleque como eu tem a declarar sobre música diante da estória da melhor música brasileira'!

*que o grande sabá descanse em paz e muito obrigado por sua música.

Thursday, March 04, 2010

139

*conecto-me com a internet e de pronto recebo essa triste notícia...

Johnny Alf, precursor da bossa nova, morre em Sto.André/SP, hoje (04/03) aos 80 anos. Ele estava internado em estado grave no Hospital Mário Covas. Ele vivia em uma casa de repouso na cidade. C/ câncer de próstata há cerca de três anos tratava-se na instituição. A metástase tinha avançado e os médicos haviam avisado que não havia mais nada que pudesse ser feito. Johnny não tinha familiares. O velório deve ser amanhã de manhã na Assembleia Legislativa de São Paulo.

*a mensagem me foi enviada, via orkut, pelo amigo virtual e blogueiro genérico, JR .

*como 'genialf' (apelido dado ao compositor e músico pelo maestro jobim) não tinha familiares, meus pêsames à canção popular...e muito obrigado por toda sua herança musical...aliás, ele como tantos outros artistas deveriam ser foco de estudo em escolas pra que as novas gerações ampliassem horizontes musicais...descanse em paz.

*um minuto de silêncio em tua lembrança.

138

aproveito esse começo de noite, entre solavancos da terra e da vida, acolhido do frio e chuva, aqui em minha 'favela high-tech', para postar um prometido vídeo.

registro piramidal do amigo videomaker, douglas doug, que acompanha essa minha senda mambembe de cantar aqui e ali, alentando e alegrando a alma de nossos semelhantes.

aliás, com tanta tragédia nesse nosso planeta azul (terremotos, enchentes, desabamentos, doenças, crises e desempregos), coincidindo com um momento 'delicado' pelo qual passo com a família e trabalho, sinto que haja um 'sinal' por aí...um 'puxão de orelha' pra 'abrirmos os olhos'...e assim, reavaliar nossas condutas e contribuição nessa curta e ligeira passagem.

as imagens são de minha apresentação no 'bossa aoyama festival', em outubro do ano passado...e é a primeira música, que inspirou-se ali, na hora...explico: não faço setlist em minhas gigs e escolho as canções durante a apresentação...eu havia planejado começar com 'flora' (gil), mas os primeiros acordes me sopraram 'eu te amo', antológica e linda valsinha (transformada em bossinha) do maestro jobim com letra de chico buarque.

espero que a galera curta...boa audição e bevenutos ao clima.


*abraçsonoros e pacíficos