Sunday, March 14, 2010

142

ouvir uma canção quase sempre me remete à uma circunstância em que se deu sua primeira audição.

em 1992, de passagem pelo brasil, na cidade maravilhosa que adotei como residência, durante o sinal fechado da r.mário ribeiro (vindo da barra) pra cair na av.borges de medeiros (lagoa), reencontro, emparelhada ao meu carro, uma amiga, denise prado (produtora), que não via há anos.
quando nos reconhecemos, foi tamanho o alvoroço, que provocamos uma sinfonia furiosa de buzinas e xingamentos no trânsito.

denise, à época, prestava assessoria para 'deck produções' (joão augusto) e cuidava dos primeiras apresentações de rosa passos, que lançava seu cd 'curare'...naquela mesma noite, fui assistir, ali mesmo na lagoa, no 'au bar' (ainda existe?), a gig da cantora e violonista baiana, acompanhada pelo saxofonista idris boudrioua...foi uma surpresa duplamente agradável...rever denise e conhecer o trabalho de rosinha...recordo-me, inclusive, que antes de seu stage, havia uma cantora estrangeira (embora cantasse em português), acompanhada pelo piano de luis carlos vinhas.

no final da noite, além de adquirir o cd com uma dedicatória simpática da artista, ganhei de minha amiga, um outro registro produzido pela 'deck disc'...a gravação ao vivo do 'rio show festival' (a noite da bossa nova), no riocentro, 29 de maio de 1991...com a participação de carlos lyra, o recém-falecido johnny alf, leila pinheiro, leny andrade, os cariocas e verônica sabino.

há nesse cd dois registros memoráveis...os cariocas com leila pinheiro em 'samba do avião' (a.c.jobim) e johnny alf com leny andrade numa interpretação hipnotizante de 'nós' (j.alf).

em todos esses anos de cantoria e música, nunca arrisquei-me nesse canção piramidal de 'genialf'...sempre inclui 'eu e a brisa', 'o que é amar', 'ilusão à toa' e mais recentemente 'céu e mar'...mas, tomei coragem e debutei-a na gig dessa noite.
ao terminá-la, apesar de alguns tropeços na letra (sorte minha a platéia ser nativa com alguns outros estrangeiros), emocionei-me com as palmas efusivas.
expliquei à audiência, então, quem foi o autor revolucionário dessa linda melodia e harmonia, conseguindo, enfim, prestar uma homenagem póstuma a esse músico brasileiro, que apesar de minha diminuta interpretação, faz com que sua obra continue a vibrar plena e universal.

*deixo aos incautos internautas esse deleite sonoro...'nós' (johnny alf) com o autor e leny de andrade...boa audição



*abraçsonoros e pacíficos

8 comments:

Paul Constantinides said...

recordações deliciosas.
e belissimo brinde musical.
leny cantando "nós" é magistral.
vc ai mande ver nos palcos meu caro.
tudo de bom.
abs
paul

Érico Cordeiro said...

É isso aí, meu embaixador!
Grande aquisição para o seu repertório, para deleite da audiência nipo-brazuca!!!
E que historinha bacanuda - com a presença de Rosa passos então, fica mesmo piramidal.
Abração!!!!

Laila Guilherme said...

Leny é a maior intérprete de Johnny Alf. Esses dias revi no Canal Brasil uma entrevista que "genialf" deu a Tárik de Souza para o programa MPBambas. Como ele era tímido... E modesto! Estudou piano e harmonia desde os 9 anos, e já conhecia música clássica e jazz como ninguém!

bacci (e quando vier ao Brasil, quero saber, hein?)

pituco said...

amigos blogueiros,

valeô a visita...ou melhor,valeram as visitas...rs

já assisti a várias apresentações de leny de andrade...em sampa, no rio e aqui inclusive,acompanhada pelo signore romero lubambo...uma performance memorável...o pianista alex frontera(vulgo spaghetti),que morou por aqui, também já acompanhou a cantora nos idos oitentistas, qdo era um garoto prodígio de 17 anos (ele comentou em algum post abaixo...rs)

já o johnny alf, como expliquei, só assisti uma única vez, aqui no japão...hehehe...convidado da cantora lisa ono.

mas, leny e johnny e durval ferreira é um trio parada dura...sou fazãozãozão...treisveis...rs

tô curtindo cantar 'nós'...logo em breve algumas surpresas.

abraçsonoros e pacíficos
obrigatô

rogerio santos said...

muito boa signori !
abraçsons
Rogerio

John Lester said...

E a vida segue, embora mais triste.

Grande abraço, JL.

pituco said...

master lester,

obrigado por tua visita e sempre sábio comentário...

e vamuinfrentequiatrasvem...quente...rs

abraçsonoros

Mariô said...

Nossa !! Essa gravação é absurdamente bonita! Acho que eu nunca tinha ouvido. Valeu!! Beijos!