e tudo prossegue em silêncio, com headphones, muita música, muitos vídeos, muitos blogs e lembranças...nessa madruga insone.
um registro bacanudo de olívia byington cantando 'palhaço' (egberto gismonti), que ao receber os versos de geraldo carneiro, ganha novo título...'mais clara, mais crua'
e tudo tem sua primeira vez...a primeira composição do maestro soberano, a.c.jobim, que posteriormente, recebeu letra de chico b.de hollanda...imagina...para elencar a trilha sonora do filme, 'para viver um grande amor'.
a primeira vez que ouvi o disco...creio que lá pelos meados oitentistas...foi paixão à primeira ouvida...quem cantava era, exatamente, olívia byington em dueto com djavan (ator nessa adaptação cinematográfica de miguel faria jr., da peça teatral 'pobre menina rica'/carlos lyra e vinícius de moraes)...nunca assisti a película, mas quase furei o disco na vitrola de tanto escutá-lo.
a primeira vez que aproximei-me dessa debussyniana valsa, foi aqui, em '92, quando o grupo bi-étnico (sem sacanagem...rs), extra acoustic, começou a tocá-la (talvez haja algum registro com o grupo, preciso vasculhar meus guardados).
recordo-me, contudo, que houve um tremendo 'mal-estar' entre os músicos japoneses (acostumados à bossa nova traditional) e um misto de 'surpresa e desconfiança', entre os compatriotas, a primeira vez que eu levei a fita k-7 (com o áudio do filme) à reunião para escolha de repertório.
quase uma década depois, minha primeira incorrência nas comunidades jobinianas pelo orkut foi por meio de uma amiga virtual, que curtia à beça essa canção e que por sugestão dela, preparei uma demo-doméstica, postando-a lá no site de relacionamento.
há pouco, ouvindo olívia em seus trinados piramidais, lembrei-me desse meu áudio e o posto aqui, para os incautos internautas que porventura aportarem nesse 'rancho virtual'...
*abraçsonoros...e sem sono!
Friday, April 30, 2010
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
5 comments:
pituco
belas 02 interpretações.
valeu!!!
piramidal como vc diz.
abs
paul
grande paul,
valeô a visita e audição...sim, curioso que a olívia sempre norteou sua música pra uma estética mais sutil, apesar dos pops e coisa e tal...
há um vídeo no youtube com ela e o egberto gismonti, ensaio no estúdio, que é pura emoção...vale conferir
bom,
imagina ouvi pela primeira vez no registro original, com a olívia e o djavan, conforme expliquei no post...outro dueto bacanudo deles, nessa trilha, é 'primavera' (carlos lyra/v.de moraes).
forte abraçsom
e vamuquivamu
Adoro essa música do Gismonti, e também a voz de Olivia. Quanto à sua interpretação (belíssima), de que música é?
bacci mille!
oi,laila,
obrigadão pela visita...
a música é 'imagina', do maestro jobim que posteriormente recebeu letra de chico buarque.
bacci
namaste
Ok, Ok!
Mais uma surpresa! rs
Olívia Byington é uma das minhas intérpretes favoritas. Recentemente eu tive contato com ela e com o poeta português Tiago Torres da Silva o que me deu grandes dicas de composição.
Acho Olívia uma cantora ímpar, ela canta o que a faz se sentir bem, independente do que for, e isso é um diferencial. Gosto muito da afinação perfeita que ela possui. Conheci o trabalho dela ouvindo Anjo Vadio e depois Bárbara, uma versão em que ela canta com a Olívia Hime.
Bom demais esse blog!
Até Jazz!
Post a Comment