Tuesday, October 20, 2009

107

antes tarde do que nunca...já professava minha sábia e saudosa nona(que nsa.sra.d'aparecida a tenha, tamanha sua fé na padroeira do brasil).

faz algum tempo que não posto por aqui, embora acesse diariamente...e nessa irregularidade, deixei de comentar sobre o show de joyce moreno e joão donato, que assisti no último dia 29/set., no blue note tokyo.

já havia me programado desde há muito para ouvi-los...inclusive, com um casal de amigos brasileiros, novatos moradores dessa metrópole.
entre acidentes de percurso e sem encontrar alguém que pudesse substituir-me onde toco todas as noites, desisti com pesar.
acontece que, uma semana anterior à temporada, a própria joyce, elegantemente, enviou-me um email, convidando-me para assisti-los...aceitei de imediato (seria falta de educação recusar, não é verdade?) e com isso revisei o cronograma de trabalho, optando por essa noite, no segundo e último stage (21h30).

moro e trabalho em shibuya, bairro vizinho a aoyama, onde fica o blue note tokyo...entre a correria de guardar o meu violão na case, apanhar um táxi e apresentar-me na portaria do traditional jazz spot, somaram-se uns 30 minutos...tempo suficiente pra garantir privilegiado lugar, próximo à bateria do tutty moreno.

junto a ele estavam outros dois músicos não menos talentosos...jorge helder(bs) e jessé sardoc(tr/flg)...que completavam o quarteto com a voz, violão e carisma da cantora, que recebia mr. joão donato como special guest.

o que vi e ouvi não posso descrever...deixo um vídeo promotion do bnt
*clique aqui e assista

de qualquer maneira, posso relatar aqui, o carinho e prazer da platéia presente que prestigia a compositora há mais de uma década.
ao meu lado, um grupo de jovens japoneses delirava (a maneira deles, claro) com cada música e solos inspirados...uma estrangeira(assim como eu), acomodou-se num confortável sofá e com os olhos cerrados, como se estivesse em sua própria casa, acompanhava cada interpretação da noite.

outros tentaram acompanhar com algumas palmas e até houve quem se levantou pra uns passinhos de samba...rs...tudo muito informal, apesar da sofisticação e elegância do quinteto ali no palco.

no final, pensei em invadir o backstage pra agradecer e cumprimentá-los, mas acabei recuando...pressumi que estivessem exauridos com a 'maratona' e coisa e tal...deixei pra fazê-lo aqui, virtualmente, no blog da compositora, linkado ao lado (outras bossas).

bom, mrs.joyce moreno, pelo convite inesquecível e por tudo que continuas a fazer por nossa música popular...meu eterno e irreversível...domoarigatô gozaimassu.

*e deixo um regalo aos incautos internautas, no podcast ao lado...favorite' songs...uma versão da música 'capitaõ' (joyce/f.brant), interpretada por uma cantora mineira, elisa queiroga.

boa audição e abraçsons pacíficos

9 comments:

Laila Guilherme said...

que delícia de show! Tenho visto João (grande músico!!) e Joyce em separado (aqui ela não usa o Moreno)... Sábado verei João Donato muito bem acompanhado de músicos paulistas, já já posto no blog a dica... bjs.

Guca Domenico said...

Esfíngica!

pituco said...

laila e guca,

obrigado pela visita e comentário...

daqui a pouco tô passando por lá,laila...e, vá assistir mesmo...o tio donato ainda dá no cravo e na ferradura(é assim o ditado, certo?)...hehehe...swingueira bacanuda(só não curto muito qdo ele se agrega aos djs e coisa e tal...mas, é uma maneira de divulgar às novas gerações,não é verdade?)

signore,
esfíngica e piramidal...joyce moreno e a elisa(não achas?)

abraçsons pacíficos

Érico Cordeiro said...

Bacanudo e piramidal, Seu Mr. Pituco!!!
O BNT deve ser maravilhoso, com acústica e iluminação de primeira!!!
E ver Joyce, esplendorosa, ao lado do exuberante Donato é uma honra.
Prá guardar no HD pro resto da vida!!!
E Capitão é uma das minhas músicas favoritas do repertório da Joyce (é outra música que ouvíamos muito no apartamento do Arlindo, sobre quem falei em um post no Jazz + Bossa).
Abração!!!!!

pituco said...

érico san,

valeô a visita e o simpático comentário.

sim, essa nova versão blue note é mais chic...a primeira e mais antiga,em um prédio(tb subsolo)no outro lado da rua(onde assisti muitos feras e a p´ropria joyce com o daniel e paulo jobim)era bem menor e com menos glamour...rs

bacana que estejamos sintonizados pela música 'capitaõ' e por elos esotéricos virtuais...

abraçsons pacíficos

John Lester said...

Mr. Pituco, bom saber que existe um Blue Note Tokyo. Quem me dera...

Grande abraço, JL.

pituco said...

master lester,

folgo em recebê-lo nesse humilde 'rancho virtual' e agradeço o comentário...

sim,
aqui há uma tradição...jazz spots famosos como o 'satin doll'/'alfie'/'pitt'in'/'billboard'(roppongi)...body and soul/blue note tokyo/J'brass(aoyama)...afora outros lives e clubs que recebem uma infinidade de músicos locais e/ou estrangeiros...

o blue note tem também uma versão em osaka...e, na região de kanagawa(yokohama),exatamente pela base militar norte-americana,lá instalada desde o final da II guerra, há milhares de espaços destinados à música ao vivo, destacadamente, o jazz...afora os festivais de verão e coisa e tal...

abraçsonoros e pacíficos

rogerio santos said...

Signori, uma pena Tokyo ser um bocadinho longe para um ser humano comum como este seu parceiro e amigo, virtual e verdadeiro.

Caso fosse possível, adoraria compartilhar desse show em sua seleta companhia.

A Joyce é uma compositora e cantora essencial. E generosa !

Pela música, pelo blog, por compartilhar experiências e trocar com os fãs.

Pq uma coisa é certa: todo fã, de alguma forma, é amigo do artista.
E ela teve a genial e simples sacada de entender isso e estabelecer contato.

Namaste, caro signore !

Abraçsonoros direto da Paulicéia!

Meu sonho de consumo é ouvir e ver a Joyce cantando nosso Breque do Guioza ou Freguesia do Ó.

Não seria um sonho ?
rs

pituco said...

pois então,poeta,

precisamos marcar um encontro, ainda que as vicissitudes da vida impeçam esses anseios, não é verdade?...por enquanto, continuo ilhado...literalmente...mas,conseguirei um barco(e de preferência com motor possante...rs)

e concordo contigo...joyce cantando nossa freguesia do ó seria 'piramidal ao cubo'...rs...já que ela é carioquèrrima da gema e já flertou com a música mineira e baiana...the dreams come true...rs

abraçsons