Saturday, January 16, 2010

129



hoje, 17 de janeiro, faz exatos 15 anos que kôbe, província de aichi, japão, sucumbia a um dos maiores desastres naturais.

naquela manhã, às 5h46, um forte terremoto colocou abaixo essa cidade portuária e, como eu, quem sobreviveu ao flagelo, vivenciou momentos terríveis e cenas inesquecíveis, nos dias em que se seguiram a espera de resgate, naquele inverno rigoroso.
como expliquei em postagem 'incidental' anterior (coincidentemente, sobre 'megaquakes', dois dias antes ao do haiti), sempre fui requisitado para um relato mais detalhado sobre essa experiência na 'guanabara nipônica' (kôbe tem como irmã ocidental, no brasil, a 'cidade maravilhosa').
contudo, sempre evitei atender aos pedidos, exatamente porque, o que a memória abstraiu e guardou, nos dias subsequentes (the days after), talvez soe mais como crítica à condução precária e ao despreparo do governo japonês, naquele momento de desespero e confusão.
de qualquer maneira,
esse blog presta um instante de silêncio às vítimas de kôbe e solidariza-se com os que sofrem com as consequências do acidente, até hoje.
................

2 comments:

Paul Constantinides said...

compartilhado
aceito
e compreendido.

é isto ai
pituco

muita luz
paul

Carminha said...

Muito triste!