Thursday, October 29, 2009

111

postagem em resposta à pergunta de érico cordeiro (jazz+bossa+baratos outros) linkado ao lado, sobre o pianista brasileiro, aloísio aguiar, que gravou com ron carter, no álbum patrão' 80 (post abaixo).

após pesquisa na internet (cds autorais e alguns vídeos no youtube), encontrei-o no site de relacionamento, facebook (que desconhecia)...imediamente, criei um perfil e entrei em contacto.
hoje pela manhã, ao abrir meus e-mails, lá estava uma mensagem atenciosa do pianista carioca, residente em NYC, há 35 anos.

segue o profile...

Pianist and composer Aloisio Aguiar from Rio de Janeiro, Brazil has been performing for more than 40 years. He is a natural musician and carries pure music in his soul. Whatever he's playing, he brings life into any environment. He began studying classical piano and soon after dedicated himself to Chorinho, a form of popular Brazilian music of that time. During his teenage years, he took part in the jam sessions in Ipanema where the Bossa Nova was created and began his career playing Brazilian jazz. By 1970, he was established among the Brazilian community of musicians by playing with some of Brazil's most renowned such as Milton Nascimento, Gal Costa and Leni Andrade. Later in 1973, he became the keyboardist and arranged for Gilberto Gil's band, participating in national tours and recording several albums. In 1975, Aloisio traveled to the United States. In Los Angeles, he recorded with Cal Tjader, Airto, Flora Purim and Jon Lucien. During this period, he was the musical director and keyboardists for the groups Caldera and Redbone. Since 1977, he has been living in New York City and has performed in concerts with Herbie Mann, Olatunji, Ron Carter and Paquito D'Rivera and others. As an arranger and producer he has completed three CDs for Adela Dalto on Venus and Milestone Records which includes some of his original compositions.

"from all the Brazilian piano players that I know, and I know many, he is the greatest one. Many generations will come, as they have gone by, before another Brazilian piano player can be compared to Aloisio. He plays with his heart!"

Cenir Aruda
BRAZILIAN FANTASY, KUVO
Denver, CO

*deixo no podcast ao lado...INFLUÊNCIA DO JAZZ...o tema autoral e piano de aloísio aguiar, 'flexus', faixa do álbum trajeto' 68, de victor assis brasil.

amplexossonoros e boa audição

Wednesday, October 28, 2009

110

aproveito um comentário feito no blog muzamusica do amigo paul brasil (linkado ao lado), sobre a postagem do contrabaixista, mr.ron carter, para justificar esse post 110...coincidentemente, número telefônico da polícia japonesa...rs

'contrariando a máxima rodrigueana, mr.ron carter é unanimidade...e burrice seria contestar esse fato'.

ouça no podcast ao lado influência do jazz dois temas bacanudos do álbum 'patrão',1980.

ron carter-bs
chet baker-trp
kenny barron/aloísio aguiar-pi
edison machado/jack dejohnette-drs
nana vasconcelos-per

Sunday, October 25, 2009

109

primeiro, desculpo-me aos incautos internautas, pelos fantasmas que assombram esse diminuto 'rancho virtual'...rs

e aproveito o último registro do jovem pianista/cantor inglês, jamie cullum, colhido em uma loja virtual (tô ouvindo o som e o cd será lançado apenas dia 20 de novembro..rs), para perguntar aos colegas blogueiros...

qual é o teu conceito de sucesso musical?

*enquanto elucubras sobre o assunto, ouve no podcast influência do jazz (linkado ao lado) jóias do mandarim musical...a voz de cherly bentyne (manhattan transfer), acompanhada por kenny barron (piano) e ray drummond (bass)...e claro, jamie cullum embalado pro sucesso.

abrçsonoros, boa audição e sucesso a todos

Thursday, October 22, 2009

108

nosso colega jazzófilo e garimpeiro virtual, mr.sérgiosônico san (blog linkado ao lado), presenteou-nos com a música de um trompetista pouco conhecido, mas muito 'fera'...benny bailey.

grand slam '78
charlie rouse-ts
richard wyands-pi
sam jones-drs
billy hart-bs

live at 'domicile'(munich) in '68 jan 11
nathan davis-ts/fl
mal waldron-pi
jimmy woode-bs
makuya ntzhoko-drs
charly campbell-conga

*aos incautos internautas deixo postado 'who' bossa now' (grand slam) e 'prompt' (domicile) no podcast ao lado...influência do jazz

abraçsonoros e boa audição
post scriptum: não escrevo resenha sobre benny bailey, pois delego essa tarefa aos colegas mais experientes e talentos.

Tuesday, October 20, 2009

107

antes tarde do que nunca...já professava minha sábia e saudosa nona(que nsa.sra.d'aparecida a tenha, tamanha sua fé na padroeira do brasil).

faz algum tempo que não posto por aqui, embora acesse diariamente...e nessa irregularidade, deixei de comentar sobre o show de joyce moreno e joão donato, que assisti no último dia 29/set., no blue note tokyo.

já havia me programado desde há muito para ouvi-los...inclusive, com um casal de amigos brasileiros, novatos moradores dessa metrópole.
entre acidentes de percurso e sem encontrar alguém que pudesse substituir-me onde toco todas as noites, desisti com pesar.
acontece que, uma semana anterior à temporada, a própria joyce, elegantemente, enviou-me um email, convidando-me para assisti-los...aceitei de imediato (seria falta de educação recusar, não é verdade?) e com isso revisei o cronograma de trabalho, optando por essa noite, no segundo e último stage (21h30).

moro e trabalho em shibuya, bairro vizinho a aoyama, onde fica o blue note tokyo...entre a correria de guardar o meu violão na case, apanhar um táxi e apresentar-me na portaria do traditional jazz spot, somaram-se uns 30 minutos...tempo suficiente pra garantir privilegiado lugar, próximo à bateria do tutty moreno.

junto a ele estavam outros dois músicos não menos talentosos...jorge helder(bs) e jessé sardoc(tr/flg)...que completavam o quarteto com a voz, violão e carisma da cantora, que recebia mr. joão donato como special guest.

o que vi e ouvi não posso descrever...deixo um vídeo promotion do bnt
*clique aqui e assista

de qualquer maneira, posso relatar aqui, o carinho e prazer da platéia presente que prestigia a compositora há mais de uma década.
ao meu lado, um grupo de jovens japoneses delirava (a maneira deles, claro) com cada música e solos inspirados...uma estrangeira(assim como eu), acomodou-se num confortável sofá e com os olhos cerrados, como se estivesse em sua própria casa, acompanhava cada interpretação da noite.

outros tentaram acompanhar com algumas palmas e até houve quem se levantou pra uns passinhos de samba...rs...tudo muito informal, apesar da sofisticação e elegância do quinteto ali no palco.

no final, pensei em invadir o backstage pra agradecer e cumprimentá-los, mas acabei recuando...pressumi que estivessem exauridos com a 'maratona' e coisa e tal...deixei pra fazê-lo aqui, virtualmente, no blog da compositora, linkado ao lado (outras bossas).

bom, mrs.joyce moreno, pelo convite inesquecível e por tudo que continuas a fazer por nossa música popular...meu eterno e irreversível...domoarigatô gozaimassu.

*e deixo um regalo aos incautos internautas, no podcast ao lado...favorite' songs...uma versão da música 'capitaõ' (joyce/f.brant), interpretada por uma cantora mineira, elisa queiroga.

boa audição e abraçsons pacíficos

Monday, October 12, 2009

106

caríssimos internautas,
segue mais um desafio, aqui nesse rancho virtual...

dessa vez, algumas dicas sobre o áudio postado no podcast ao lado.
*registro doméstico de joão gilberto, na casa do amigo fotógrafo, chico pereira, em '58.
*pergunta-se: qual é a música e quem é ou são os autores?

por aqui, preparo-me pra apresentação do próximo sabadão, dia 17, no festival bossa aoyama '09.

conforme expliquei em postagem abaixo, esse ano devo apresentar setlist com as tradicionais, mas com releitura mais...digamos...jovial e despreocupada...rs
programei temas, onde eu possa, inclusive, improvisar com a voz(os famosos scatt's), influenciado que estou por esses meses de navegação nos blogs dos amigos jazzófilos...rs

na verdade é um resgate, porque há mais de cinco anos que tento lapidar a música em sua pureza original, reflexo da genialidade do mestre joão gilberto...maluquice total (armações harmônicas no violão com notas soltas, inversões, emissão vocal, divisão)...enfim, tudo o que o 'mestre mandar', embora sem perder minha personalidade...masturbation total...rs

segue minha demo (voz/violão)
'lígia' (a.c.jobim/c.buarque)
registro doméstico de '06



*é isso aí...quem estiver de passagem por aqui, compareça...é de grátis.
abraçsons pacíficos e saudosos

Wednesday, October 07, 2009

105

sou um daqueles que gritam...'toca raul'...mas, o de souza.

ou então, com o violão em punho, numa festa de brasileiros legítimos, vocifero ao microphone...'quem não gostar de bossa-nova, vai se dar mal'.

talvez esse processo de reciclagem estético-musical seja longo e exaustivo, entre as tribos adversas na senda da sobrevivência...mas, há que se cantar, sempre...mesmo que os versos se renovem...'um cantinho/um violão/pra valer meu ganha-pão'.

hoje, em cumprimento do dever, reencontro amigo pr'a valer, de tempos d'antanho, dividos entre sonhos e ideais...sou convidado por ele, que toma parte na produção executiva do evento, a assistir uma pequena 'canja' do grupo vocal BR6, durante uma sessão do V festival de cinema brasileiro, aqui em tokyo.

no intervalo de minha 'gig', salto pro local e linkado a esse amigo, outros tantos lá estão...parceiros de vários trabalhos da mesma sina mambembe-músical...é tanta lembrança que o abraço não aguenta e o peito arrebenta.

feita as apresentações de praxe, assisto comovido ao informal ensaio dos vocalizes cariocas, na coxia do anfiteatro, entre jorges e jobins...piramidal...harmonizações e arranjos pra lá do corcovado, no melhor meu ganha-pão-de-açúcar...puerling ao hi-ouvi-los, certamente, aplaudiria!

crueldade foi, quando do outro lado da rua, um apito imaginário convocou-me de novo ao dever...

de qualquer maneira, deixo ao incauto internauta, uma pista devidamente asfaltada, pavimentada e muito bem sinalizada do que é o BR6, no vídeo abaixo...





e de lambuja, um ancestral de vozes à capela...the singers unlimited/no podcast ao lado.

*boa audição e divertimento
abraçsons pacíficos

Friday, October 02, 2009

104



signorinas e signores,

no próximo dia 17, sabadão, devo participar do festival anual...bossa-aoyama '09 ...(clique aqui para acessar o site oficial do evento).

ano passado foram duas apresentações, sendo que uma delas com o trio los tios (r.sagioratto-bs/kuroda-dr) e outra num momento joãogilbertianamente solo...(ao mestre com carinho).

segue link pra baixar o registro em dvd produzido pelo amigo vídeomaker, douglas doug...clique aqui

já, na versão '09, repetirei a dose violão e voz, sem que ainda tenha definido o setlist (aceito sugestões dos amigos internautas)...é claro que as indefectíveis estarão sempre debaixo dos dedos...mas, dessa vez pretendo incluir algumas que venho esmerando-me nos ensaios solitários das madrugadas de tokyo...embora o programa do festival nos forneça apenas de 30 a 40 minutos por apresentação.

dia 17 de outubro 2009

15h00 café abbraccio
18h00 auditório oracle
entrada franca

*deixo no podcast ao lado uma amostra 'das travessuras das noites eternas...'rs

*e pra quem acaso estiver de passagem por aqui, nos encontramos lá...
abraçsonoros e pacíficos

103



daqui a pouco o resultado...qual é o teu palpite?

*a tevé japonesa tem divulgado imagens das cidades candidatas...entrevistas com os cidadãos comuns, destacando os prós e contras de cada uma delas.
é triste ver a cidade maravilhosa sob o ponto de vista estrangeiro...o repórter japonês dentro de uma favela, sendo convencido por um policial civil de que a violência está sob controle.
de qualquer maneira, acredito que de fato seja decretado um período de trégua pelos cartéis, caso a guanabara seja a sede oficial dos jogos olímpicos, em 2016...assim desejo.

boa sorte, rio de janeiro...e que continues lindo!
abraçsonoros

Thursday, October 01, 2009

102

cláudia moreno...primeira cantora a gravar uma canção da parceria a.c.jobim e newton mendonça...

'só saudade'



*transcrevo o simpático comentário da amiga virtual, cláudia moreno, na postagem desafio abaixo...

Olá Pituco,
é uma grande satisfação participar dessa sua brincadeira, mas que no fundo é parte da história da musica brasileira.
Parabéns! Eu tenho grande orgulho por ter gravado "SÓ SAUDADE" ha mais de 50 anos, e ter sido a primeira gravação, por tratar-se de 2 dos maiores compositores de nossa história.
Tenho até uma pequena história, porque eu chegava de uma excursão do exterior com Valdyr Azevedo, e quando fui a gravadora e falei com o Aloisio que gostaria de gravar alguma coisa mais atual, pois o nosso grupo, era mais vanguardeiro, ele me indicou o Tom, telefonou a ele, e me deu o endereço.
Cheguei a casa do Tom e disse que queria falar com o maestro ANTONIO CARLOS JOBIM, e aquele garoto, todo despenteado me disse, "oi Claudia pode entrar", mas insisti que queria falar com o maestro, ele me mandou sentar e foi ao piano,e dai ele me mostrou todo um repertório daquela época de musicas todas lindas.
SÓ SAUDADE está no CD da gravadora Revivendo. TOM JOBIM...meus primeiros passos e recompassos!
Bjus meu amigo Pituco.

* minha amiga...obrigado pela visita, atenção e carinho.
teu sincero admirador