Friday, September 04, 2009

96

ontem, pela tevê estatal NHK , assistia por acaso o programa de entrevistas (studio park/special live), que trazia a dupla feminina, akiko yano e hiromi uehara.

as duas pianistas apresentavam temas autorais, além de revisitarem músicas do repertório infantil japonês.
no bate-papo informal com os entrevistadores, a jovem hiromi revelou ser visita assídua na casa de yano-san, em NYC, tanto pela música, como pelos dotes culinários invejáveis da veterana cantora/compositora...rs

segue vídeo encontrado no youtube, onde akiko yano e hiromi uehara intrepretam 'sokono airon ni tsugu' (naquele ferro despejarei/vou pôr naquele ferro).



a primeira vez que assisti akiko yano (ex-ryuichi sakamoto), foi num especial de natal '93, transmitido por uma tevê a cabo.
impressionou-me não apenas seu timbre e melodias personalíssimas, mas a banda multi-étnica que a acompanhava...entre os feras, estava lá o compositor mineiro, toninho horta, responsável pelo violão acústico e vocais.
as canções autorais eram divididas com muitos temas de jazz e, evidentemente, música brasileira...fiquei perplexo ao ouvi-la interpretar 'pipoca' de hermeto pascoal.

bacana saber que nossa canção sempre esteve próxima da audiência japonesa, o que, de certa maneira, garante o trabalho dos músicos brazucas residentes por aqui...rs

nas gigs que faço pelos mínúsculos live houses de jazz em tokyo, encontro na platéia tanto o ouvinte comum diletante, assim como músicos interessados em nosso trabalho popular.

é o caso do dentista, que cuida das 'bocas' aqui de casa, ken murata, que nas horas off-clinic, é baterista de jazz...logo que o conheci, já escolhi um apelido pro nosso odonto...doctor drums.
ken-than toca com muita gente por aqui e chegou a gravar um cd '96, numa homenagem póstuma a seu pai, shigeru murata (também dentista) que foi um ouvinte e amante do estilo.
no cd apenas temas que o patriarca da família murata curtia...junto com ken-than estão jun okuchi (piano) e tei sasaki (bass)...ouça no podcast favorite' songs ao lado, 'gone with the wind'(a.wrubel/h.magidson).

outro músico cativo em minhas gigs é o veterano guitarrista e vocalista, nobuyuki yanagisawa...o nobu-san(pra encurtar a estória..rs).
o homem sempre chega com o instrumento à tiracolo, rendendo assim agradáveis jam'sessions.
deixo uma faixa de seu cd '08 'memories of you' com time profissa local de primeira e presenças de mario adnet e célia vaz.
ouça 'where or when' (r.rodgers/l.hart).

amplexossonoros e bom divertimento.

5 comments:

Érico Cordeiro said...

Mr. Pituco-san,
Muito bacanas as músicas postadas.
Seria possível mandar esses discos via Pando, já que a probabilidade de encontrá-los no mercado é remota?
Valei mesmo!!!
Abração!

Paul Constantinides said...

pituco
som de primeira
nao conheci e gostei de ter conhecido o som destas feras niponicas...
valeu.
abs
paul

pituco said...

signores,
obrigadão pela presença e comentários bacanudos...

abraçsons

Kato Enterprising said...

O Brasil também está na novela "Tsubasa", também na NHK. Outro dia tinha até uma passista sambando... só não me lembro da trilha sonora...

pituco said...

grande akira,
obrigatô pela visita e comentário...

não conheço a novela nem a estória...mas,valeô a dica.

abraçsons