Thursday, August 26, 2010

167

nem tudo no japão são gentilezas...a estória está repleta de momentos dramáticos em atos atrozes cometidos pelas tropas nipônicas em guerras passadas.

outra realidade de pouca delicadeza é a temporada de pesca aos golfinhos, na enseada de taiji, prefeitura de wakayama.
a pacata cidade tem uma tradição baleeira, desde 1600 até 1988, quando essa atividade foi suspensa e regulamentada pela iwc.
inconformados, os moradores nativos apelaram pra pesca de pequeno porte, excluída dessa convenção international, matando quase 2000 (dois mil) golfinhos, por ano.
esse 'tradição macabra' foi documentada em filme (the cove) ganhador do oscar, em 2009.
o 'rancho virtual' solidariza-se com as manifestações de protestos contra a matança dos golfinhos, na cidade de taiji, wakayama, japão...temporada oficial aberta no próximo dia primeiro de setembro...assim como, sugere que a televisão comercial local coloque em sua programação o seriado 'flipper', num rodízio de, pelo menos, duas vezes ao dia, com reprises regulares.


abraçsonoros e suados

2 comments:

Irinéa MRibeiro said...

Pituco

Não tenho coragem de ver o vídeo.
A simples intenção monstruosa de matança de golfinhos me dá uma angústia terrível.
Não há como fazer algo pra mudar esse quadro?
Espero que sim, por Deus!

pituco said...

irinéa,

eu também...aliás, todos os atos prepotentes do homem sobre a natureza são angustiantes...

ao se ler a última entrevista, as afirmações do líder local chegam a ser 'racista'...diz o representante decano que nós 'estrangeiros' não conseguimos compreender essa tradição e esperamos que os japoneses 'curvem a cabeça' para as imposições externas...mamma mia, quanta ignorância, não é verdade?

existem entidades oficiais e confiáveis (peta/green peace/iwc) capazes de encaminhar leis que impeçam esse tipo de massacre...inclusive na europa.

dentro da minha área de ação, procuro divulgar essa 'chacina', já que muitos desconhecem o fato.

poderíamos até compor uma suíte dos golfinhos, inclusive com um réquiem.

abraçsonoros