Sunday, November 22, 2009

115

enquanto o seu 'doug' não vem (douglas doug, videomaker responsável pelo dvd do bossa aoyama '08 e registro do mesmo evento, nesse ano - 17/out)...

...deixo aos incautos internautas um vídeo (filmado pela cecília?), encontrado acidentalmente na internet, com um trecho de minha apresentação, na segunda apresentação do dia (cujo relato ainda devo aos amigos frequentes desse 'rancho virtual')

wave/samba do avião (a.c.jobim)



amplexossonoros, pacíficos e saudosos

Wednesday, November 18, 2009

114

ainda sobre homenagens ao cinquentenário da morte de heitor villa lobos

recebi um convite oficial, via correio, da embaixada do brasil em tokyo, para assistir o recital da pianista brasileira, cristina ortiz, em tributo ao maestro, como parte das celebrações.

programa:

claude debussy
-suite bergamasque(prelude/menuet/clair de lune/passepied)
-deux arabesques
-estampes(pagodes/la soiree dans grenade/jardins sous la pluie)
-l'lisle joyeuse

heitor villa lobos
-alma brasileira
-a prole do bebê nº1
braquinha-la poupee de biscuit
moreninha-la poupee de papier mache
caboclinha-la poupee em caoutchouc
mulatinha- la poupee en argile
negrinha-la poupee en bois
a pobrezinha-la poupee en chiffon
o polichinelo-le polichinelle
bruxa-la poupee de drap

villa lobos memorial piano recital com cristina ortiz
local: nihon university casals hall
endereço: 1-6 kanda surugadai chiyod-ku tokyo
data e horário: 1º de dezembro, 19h00

*mais uma vez devo preterir esse convite bacanudo, por causa do horário de trabalho...como diria minha saudosa nona (que não era a de beethoven)...'quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro'...rs

*deixo aos incautos internautas, no podcast favorite' songs, trenzinho caipira com cristina ortiz (piano) e antonio meneses (violoncello).

abraçsonoros

Tuesday, November 17, 2009

113



heitor villa lobos
(5-mar-1887 / 17-nov-1959)

*em homenagem ao cinquentenário de sua morte, deixo no podcast ao lado...favorite' songs...prelude bachiana #4 (regência do próprio maestro, paris, 1958)

abraçsonoros e pacíficos
*aviso aos incautos internautas...oportunamente, acessem o blog da joyce moreno (outras bossas), linkado ao lado, para ler estórias antológicas sobre os maestros villa lobos e a.c.jobim.

Tuesday, November 10, 2009

112

por razões adversas, faz tempo que não atualizo esse rancho virtual.

mas, como após todo vendaval, reina sempre a rotina, cumpro o cronograma das publicações, com um sucinto relato sobre minha participação no festival bossa aoyama '09, que apesar das readaptações, manteve o mesmo clima bacanudo do ano passado.

na minha primeira apresentação, às 15h00, café abbrazzio, o público acomodou-se como pode no diminuto espaço envidraçado.

antes de mim, havia se apresentado ali, o violonista japonês, jun kimura, com quem toquei alguns anos, no final da década passada, junto com outro percussionista brasileiro, paulo vargas.
a curiosidade é que jun, amante confesso da música brasileira, sem nunca ter pisado em terras abaixo do equador, exercia a função de gerente geral da BMW, em tokyo e após o expediente, trocava o terno para tocar o violão, nas diversas gigs e nos ensaios aqui em casa.
por várias circunstâncias, fazia anos que não nos encontrávamos.
hoje, jun abandonou a vida de salaryman e assumiu a música como seu ofício principal...e, naquela tarde do dia 17, surpreendeu-me, retirando de dentro de suas partituras, panfletos antigos de nosso trio, confirmando sua eterna gratidão por um tempo em que havia mais folga para os sonhos...e mais coragem em realizá-los, como foi seu caso.

sem setlist pré-definido (é sempre assim nas apresentações solo), fui convocado à labuta...e já nos primeiros versos e acordes de 'flora' (gilberto gil), comprovei minha suspeita sobre a deficiência acústica daquele local.

ao terminar titubeante, travei de imediato um link de intimidade com a platéia.
num monólogo informal, relatei em inglês capenga sobre as referências musicais que marcaram minha geração.

diante do interesse da galera, ataquei de 'beijo partido' (toninho horta), 'madalena' (ivan lins/r.m.souza) e 'travessia' (milton nascimento/f.brant).
em outro 'papo' descontraído, confidenciei sobre meus amigos virtuais, com quem convivo na blogesfera musical e que deles prometi atender 'pedidos'.
foi o caso de 'bonita' (a.c.jobim), sugerida pela pianista paulistana, mariô rebouças...'lígia' (a.c.jobim/c.b.hollanda), pelo amigo paul brasil (blog muzamusica)...e 'trenzinho caipira' (h.villa lobos/f.gullar) request do jazzófilo érico cordeiro (blog jazz+bossa).

havia um grupo entusiasmado de italianos e aproveitei pra recepcioná-los com 'estate' (h.martino), bem ao estilo do mestre joão gilberto.

quando já sublimava a precariedade acústica local, saltei para 'a rã' (j.donato/c.veloso), instigando a participação de todos nos 'breques' propositais e consumei o entretenimento com as indefectíveis 'mas que nada'(j.benjor) e 'tristeza'(h.lobo/niltinho), num coro uníssono e em várias línguas.

finda a tarefa, voltei para o 'bis' e lembrei que o festival era de bossa nova, justificando-me, finalmente, com 'garota de ipanema' (a.c.jobim/v.moraes).

ps.1: relatei aqui o que a memória permitiu-me lembrar...rs

ps.2: a segunda entrada, às 18H00, no hall do edifíco da oracle japan, relatarei em postagem futura, uma vez que conta também com registro do amigo vídeomaker, douglas doug (autor do dvd do ano passado).

abraçsonoros atrasados porém sinceros