Monday, September 28, 2009

101

postagem desafio aos ouvidos afinados desse blog

ouça no podcast ao lado o ítem (?)...qual é a música???

pergunta-se:
qual é o título?...o(s) autor(es)?...quem são os intérpretes?...nome do álbum? e, talvez o mais difícil...quem registrou pela primeira vez esse tema e em que ano?

boa audição
abraçsons pacíficos

Monday, September 21, 2009

100

efemérides à parte, essa centésima postagem...aliás, publicações sem nenhuma regularidade... destaca a música de um jovem compositor mineiro, flávio henrique.


o primeiro contacto com o trabalho do flávio foi por intermédio do álbum do milton nascimento, pietá '02...considerado o terceiro clube da esquina (?).

apesar de todo envolvimento com uma safra de jovens compositores e músicos apadrinhados pelo 'bituca'...e de colocar entre os duetos, a voz de maria rita (até então apartada da mídia)...foi a canção de flávio henrique e chico amaral que de pronto me chamou a atenção...'casa aberta' (um dueto piramidal com marina machado).

como numa rádio espontânea, essa melodia me perseguia por onde eu estivesse...sem trégua, tocava direto dentro de minha cabeça.

daí, querer saber mais sobre o trabalho do flávio henrique...felizmente, encontrei-o no site de relacionamento, orkut.
em nossa aproximação músico-virtual, o flávio de imediato enviou-me as cifras de 'casa aberta', que tomei a liberdade de registrá-la domesticamente, numa versão joãogilbertiana...cheguei a enviar o áudio irresponsável ao flávio...mas, creio que ele não tenha curtido muito, não!

e na grande rede, meu parceiro virtual, rogério santos, quem também curte o som do flávio, presenteou-me com o último cd do compositor...pássaro pênsil.

não há como resenhar aqui o que se ouve ali...portanto, incauto internauta, vá a cata...rs!

#deixo aqui link sobre o cd...clique aqui.

#e no podcast ao lado, um mimo para os que aqui acaso aportarem...boa audição.
'primeiro sol' (f.henrique/v.santana/c.viáfora)

Sunday, September 13, 2009

99



do muito que se faz, é pouco...muito pouco

todo trabalho contido em paixão e necessidade orgânica...

precisão física, até.

música...toda música que se filtra e filtram...


segue no podcast (ao lado) uma versão instrumental de uma parceria...

DI FATO (paulo c. gomes/tony 'pituco' freitas)
minaswing '03
beautiful horizon
silvio anastácio-gt./vc.
p.c.gomes-pi./keyb./vc.
masami hattori-perc.
satoshi ishikawa-drs./perc.
kiichirou komobuchi-bs.
steve sacks-sax/fl./cl./vc.
yoichi murata-trb.
*abraçsons e boa audição...

Friday, September 11, 2009

98


aos incautos internautas uma dica bacanuda, no podcast ao lado...

'slab of cement' (sean mackenzie)
gravado aqui em tokyo '99

sean mackenzie (pianista australiano)
ricardo 'azeitona' sagioratto (contrabaixista brasileiro)
*foto acima
tommy campbell (baterista estadunidense)
*homepage

*dos três feras, apenas tommy permanece pelo arquipélago...sean casou-se com uma cantora baiana e voltou a melbourne...assim como azeitona que, após 18 anos de sassaricos pelo oriente, sossegou o 'pito' e retornou às origens.

espero que os navegantes curtam essas ondas sonoras...
abraçsons pacíficos

Tuesday, September 08, 2009

97

recebo do amigo e músico brasileiro de calibre, o pianista mineiro kiko continetino, um email surpreendente e emocionante...explico.

há pouco mais de uma semana, soube do falecimento de outro grande músico brasileiro(esquecido), o saxofonista e flautista, ion muniz.
pelo site de relacionamento, orkut, através de nossa admiração em comum pelo grande maestro a.c.jobim, chegamos a conversar em alguns tópicos relacionados, onde ion passou-me várias dicas do que ouvir e informações sobre música...por isso mesmo, fiquei muito triste ao saber de sua morte...além da perda inestimável desse nosso talento e suas experiências convividas numa época de ouro de nossa música popular brasileira.

e kiko brindou-nos, amigos virtuais ou não, com um texto primoroso e sensível, em homenagem a ion muniz.

segue link pra leitura...clique aqui.

post scriptum...no blog jazz+bossa+baratos outros (link ao lado) há uma outra postagem em memória ao pianista carioca tenório jr., vítima inocente do regime militar golpista argentino, em março '76...com músicas de seu único álbum 'embalo' no podcast do blog do amigo érico cordeiro...vale conferir!

ouviram do ipiranga, às margens plácidas,
de um povo heróico, um brado retumbante...

#deixo aos incautos navegantes um vídeo bacanudo, com uma geração jovem de músicos brasileiros, o compositor mineirinho, heitor branquinho...'café e maracujá'.



abraçsonoros e pacíficos

Friday, September 04, 2009

96

ontem, pela tevê estatal NHK , assistia por acaso o programa de entrevistas (studio park/special live), que trazia a dupla feminina, akiko yano e hiromi uehara.

as duas pianistas apresentavam temas autorais, além de revisitarem músicas do repertório infantil japonês.
no bate-papo informal com os entrevistadores, a jovem hiromi revelou ser visita assídua na casa de yano-san, em NYC, tanto pela música, como pelos dotes culinários invejáveis da veterana cantora/compositora...rs

segue vídeo encontrado no youtube, onde akiko yano e hiromi uehara intrepretam 'sokono airon ni tsugu' (naquele ferro despejarei/vou pôr naquele ferro).



a primeira vez que assisti akiko yano (ex-ryuichi sakamoto), foi num especial de natal '93, transmitido por uma tevê a cabo.
impressionou-me não apenas seu timbre e melodias personalíssimas, mas a banda multi-étnica que a acompanhava...entre os feras, estava lá o compositor mineiro, toninho horta, responsável pelo violão acústico e vocais.
as canções autorais eram divididas com muitos temas de jazz e, evidentemente, música brasileira...fiquei perplexo ao ouvi-la interpretar 'pipoca' de hermeto pascoal.

bacana saber que nossa canção sempre esteve próxima da audiência japonesa, o que, de certa maneira, garante o trabalho dos músicos brazucas residentes por aqui...rs

nas gigs que faço pelos mínúsculos live houses de jazz em tokyo, encontro na platéia tanto o ouvinte comum diletante, assim como músicos interessados em nosso trabalho popular.

é o caso do dentista, que cuida das 'bocas' aqui de casa, ken murata, que nas horas off-clinic, é baterista de jazz...logo que o conheci, já escolhi um apelido pro nosso odonto...doctor drums.
ken-than toca com muita gente por aqui e chegou a gravar um cd '96, numa homenagem póstuma a seu pai, shigeru murata (também dentista) que foi um ouvinte e amante do estilo.
no cd apenas temas que o patriarca da família murata curtia...junto com ken-than estão jun okuchi (piano) e tei sasaki (bass)...ouça no podcast favorite' songs ao lado, 'gone with the wind'(a.wrubel/h.magidson).

outro músico cativo em minhas gigs é o veterano guitarrista e vocalista, nobuyuki yanagisawa...o nobu-san(pra encurtar a estória..rs).
o homem sempre chega com o instrumento à tiracolo, rendendo assim agradáveis jam'sessions.
deixo uma faixa de seu cd '08 'memories of you' com time profissa local de primeira e presenças de mario adnet e célia vaz.
ouça 'where or when' (r.rodgers/l.hart).

amplexossonoros e bom divertimento.