Monday, August 31, 2009

95

quem bem me conhece, sabe que não sou afeito às formalidades das datas e comemorações oficiais...tanto que esqueço do meu próprio aniversário.


intransigências à parte, aproveito a 'semana da pátria' e reposto no podcast favorite' songs (ao lado) a versão do hino nacional brasileiro, na voz e violão de joão gilberto (registro ao vivo no teatro santa isabel/recife 2000).


nosso cantor baiano põe a "lição cívica" de lado e traz a música e o brasil pra perto do coração....pelo menos, é assim que sinto e me emociono a cada audição (por isso a foto acima..rs)...ouça e orgulhe-se de ser brasileiro.

amplexossonoros

Saturday, August 29, 2009

94


li no blog jazz+bossa+baratos outros, do amigo-virtual, érico cordeiro, linkado em blogs bacanas ao lado...

o érico é jazzófilo incorrigível e escritor irretocável...e, em sua última resenha, sobre o guitarrista estadunidense grant green, há no parágrafo final a seguinte citação...

...'“a primeira coisa que o ouvinte percebe na forma que grant green toca é o seu notável relaxamento...sentado no palco, de olhos fechados e pernas cruzadas, grant parece tão completamente concentrado em sua música que não se perturba com a conversa e os risos dos freqüentadores do bar”. (dan morgenstern/crítico de jazz).

por tudo que já assisti e ouvi, posso constatar que essa característica é própria de quase todos os músicos de jazz...esse despojamento transcendental quase meditativo durante seu ato criativo, consagrando por completo uma 'fuga' das rotinas musicais em seus solos e improvisos.

mas, será que essa liberdade só é privilégio dos jazzistas?...nenhum outro estilo pode usufruir dessa autonomia criativa?

sempre me intrigou, principalmente, a padronização do tempo de duração da canção popular...limitar em 4(quatro) minutos no máximo, sua execução...por que essa convenção?

não que eu seja purista a ponto de abominar os ponteiros do relógio que regem as atividades da vida humana...muito pelo contrário, exijo pontualidade nos encontros e serviços em geral...mesmo porque todos os dispositivos estão conectados com essa ordem mecânica...qualquer atraso tudo pode 'ir pros ares'...rs

mas, por que essa implicância com o tempo de duração da música?...será que de fato nossos ouvidos só suportam uma melodia popular dentro desses limites?

abraçsons pacíficos e atemporais

Thursday, August 27, 2009

93

YOU DON'T KNOW WHAT LOVE IS (d.raye/g.de paul)
#clique no título e ouça

keith jarrett-pi
garry peacock-bs
j.dejohnette-dr
#live at blue note '94

#caríssimos internautas, resgato essa peça musical por pura emoção em acreditar que, a raça humana quando quer, transcende as bordas da mediocridade...

como definir esses 18min.e 14seg. de total sintonia entre a tríade?...seria jazz contemporâneo? traditional jazz? free jazz? que 'raios' de jazz?...peço ajuda aos internautas jazzófilos, que porventura aportarem por aqui...lembrando que os minutos restantes do áudio ficam por conta da reação espontânea e explosiva da platéia.

abraçsons pacíficos
e viva a raça humana

Thursday, August 20, 2009

92



amigos...mesmo que virtuais!
recebo hoje um presente...diga-se de passagem, um presentão!..da amiga virtual, neucir magalhães...

vídeo raríssimo gravado pela tevê francesa, em abril '68...por época da apresentação de elis regina e bossa jazz trio no olympia, paris.



*upa neguinho (edu lobo/guarnieri)
elis regina e bossa jazz trio
amilson godoy-pi
jurandyr meirelles-ac.bs
josé roberto sarsano-drs
(?)-tamborim e congas...rsrsrs
*neucir, valeô e obrigatô...arigadô!
abraçsons pacíficos

Thursday, August 13, 2009

91



'garota de ipanema'

*pintura sobre tela a óleo por rodrigo monteiro (50 X 70 cm/a venda), jovem artista plástico carioca, que conheci pelo site de relacionamento orkut...vale conferir outras produções clicando aqui.

*e segue uma bossa autoral...

TODO MUNDO É CARIOCA

*demo do projeto virtual bossa'n humor

letra: castelo(sampa/br)

música e voz: pituco(tokyo/jp)

arranjos e vocais: ricardo 'azeitona' sagioratto(chigasaki/jp)

drums: daniel baeder(sampa/br)

todo mundo é cario...


*e aproveito pra lembrar ao incauto internauta que há muito mais músicas nos podcasts fixos ( rádioriàtoa, blog correlato a esse daqui e linkado ao lado).

oportunamente, confiram lá e bom divertimento!

amplexossonoros desse lado do pacífico

Monday, August 10, 2009

90

esse é o pacífico...terremotos(dishin) e tufões(taifu)

*a terra tremeu no último domingo(dia 9), aqui em tokyo (por volta das 20h) e na manhã de hoje (dia 11), reflexo do dishin, magnitude 6.5, na região de shizuoka.
da primeira vez, eu estava, exatamente, no stage tocando e não senti nada...na verdade, apenas percebi tratar-se de um terremoto, por causa dos lustres que balouçavam levemente.
pra quem, como eu, viveu na pele a catástrofe da cidade de kôbe, em 17 jan.'95, esse de domingo passa desapercebido.
já, a 'mexidela' hoje pela manhã, por volta das 5h, fez com que eu pulasse do ofuton e abrisse portas e janelas...conforme manual de instruções(o gás tem dispositivo automático, aqui em casa).

*não bastasse esses sustos, nessa época do ano, é comum a chegada dos tufões...o de número 8, que se aproximava da costa leste, onde está tokyo, desviou-se(a previsão era estar em cima de nós, hoje)...mas, infelizmente, fez um estragado terrível e vítimas nas regiões do arquipélago, mas abaixo, antes de tomar outro rumo.
lembro-me que a primeira vez que estive em okinawa (a trabalho, claro!), onde os tufões iniciam suas visitas...foram três dias dentro do hotel, assistindo a cidade passar por mim, pela janela do quarto.

parafraseando a sabedoria de um amigo, nesses momentos...
"a natureza segue incólume e não está nem aí com nossa dor de barriga ou cefaléia".

repostando um vídeo bem apropriado aos últimos acontecimentos...
e lá fora, surge o sol...


abrçsons

89

AVISO AOS BLOG'S NAVEGANTES

signores e-leitores e e-ouvintes,

a rádioriàtoa, blog correlacionado a esse aqui, sofreu um desfalque com a desativação da maioria de seus áudios hospedados no site mp3tube.
portanto, até o momento tentamos recuperar o que for possível, postando-os em outros sites de compartilhamento.

de qualquer maneira, ao acessar a rádioriàtoa, o e-ouvinte, além de encontrar alguns áudios que se salvaram por lá...poderá, também, curtir um outro podcast fixo...o hilário the best selection of rádioriàtoa...não deixe de perder...rs!!!

acesse rádioriàtoa, também!...e bom divertimento!
amplexossonoros

Thursday, August 06, 2009

88


reiwa...
hiroshima 64 anos

a paz(joão donato/gilberto gil)
peace.mp3 (ouça aqui)
*versão: donato e eloir de moraes/álbum 'café com pão' 97

abraçsons desse lado do pacífico

Monday, August 03, 2009

87


my city and my town
o bairro de shibuya em tokyo é meu endereço fixo, desde que aportei por aqui, duas décadas atrás.
costumo brincar...o mesmo bat-local, bat-telefone e bat-canal...rs
ou então, quando alguém pergunta sobre minha procedência...respondo: shibuya.
apesar de ser um centro urbano internacionalmente conhecido, após as filmagens de 'lost in translation' e ter como referência o cruzamento com a maior concentração humana do planeta(vide vídeo)...tudo é muito familiar nas redondezas.



essa megalópolis nipônica tornou-se por contingência desses anos todos, numa província pra mim...basta sair de casa e já cumprimento toda a vizinhança...
a galera do terminal de ônibus, do outro lado da avenida, o peixeiro da esquina, o farmacêutico, os funcionários da concessionária nissan, os sócios e staff do gym que frequento(50 metros de onde digito agora), o bicicleteiro, o tintureiro, a loja de fotos ueno, o cabelereiro, a barbearia, o restaurante na esquina(que antes era padaria) e o dentista que é o herdeiro proprietário de toda essa terra localizada há 800 metros da estação(trem e metro) de shibuya.
e é lá, no coração do bairro que fica uma pequena estátua de bronze de um famoso cachorro...hachi-ko(pronuncia-se ratchi).


a homenagem a esse cão da raça akita-ken deve-se à fidelidade e devoção dedicada a seu dono.
bem antes de se tornar esse bairro exuberante e comercial, com luminosos e as mais famosas lojas de departamentos, shibuya foi, no começo do século passado, um local pouco populoso de tokyo....e foi ali, que todas às tardes, hachi-ko esperava pela volta de seu dono.
ocorre que, certa tarde, seu dono faleceu antes de regressar pra casa...assim, seguiram-se outras tantas tardes durante outros tantos anos e hachi-ko permaneceu até morrer, em frente à estação de shibuya, inalterável em sua missão de recepcionar o seu dono.
a estória de hachi-ko tornou-se livro, depois foi roteiro de cinema japonês, drama televisivo e recentemente, ganhou remake hollywoodiano(vide vídeo).


...e pelas previsões continuarei morando e trabalhando em shibuya, leal ao bairro feito hachi-ko...
*o filme estréia nesse mês de agosto(hachi-gatsu), próximo sábado, dia 8(hachi).