Wednesday, July 29, 2009

86

peça rara

ellen oléria...ouvi, curti pacas e postei.
*click aqui/biografia(myspace)

deixo aos internautas navagantes esse vídeo, com o samba autoral da artista-cantora brasiliense...
só pra constatar


*obs...música de gente grande, com o frescor juvenil e talento brazuca...temperado na medida exata...complexo feito simples, como deve ser qualquer canção popular.

*ômakê(um pouquinho mais...ellen oléria)

Tuesday, July 21, 2009

85



o que é isso?

com meus inseparáveis headphones , navego por uma infinidade sonora de sítios virtuais afins, quando estou online...até alguns anos atrás, era o 'stéreo' aqui de casa (cd player/radio/cassete tape), que hoje dão sua vez aos blogs/podcasts/myspaces/youtubes.

os meios podem ser outros...mas, sempre muita música na 'caixa de som'.

e nesses cliques incontáveis, folgo em saber que não estou sozinho nesse garimpo....muitos são os que se identificam com esse mesmo perfil e, invariavelmente, nos tornarmos companheiros, tamanha a capacidade de disponibilizar material e acervo pessoal, a favor da informação livre pela grande rede.

hoje, por exemplo, li um comentário sobre o grupo bossa rio (sérgio mendes e outros tantos feras da década de 60) .
o destaque era o álbum 'você ainda não ouviu nada', que com temas instrumentais de composições do maestro jobim (acompanhou grande parte das gravações), moacir santos e do próprio sérgio, foi registrado em 1963.

eu julgava já ter ouvido em fita k-7, a mim presenteada, anos atrás, algumas faixas desse disco.
engano total...as faixas analógicas que guardo até hoje, são sim do trio de sérgio mendes, mas de outro álbum...the swinger from rio '66, com temas instrumentais do maestro jobim, também.

diante de minha surpresa, passei a vasculhar todos os sites, blogs e congêneres virtuais, a fim de encontrar o áudio desse disco.
sem resultado e desanimado, comentei o fato com um 'amigo virtual'(grande geraldo picanço) , que de imediato prontificou-se a postar o exemplar de seu 'hd exeterno'...rs.

creio que eu 'ainda não tenha ouvido nada', mesmo...
46 anos após a gravação, degusto esse acepipe musical, com o êxtase de quem ouve o último lançamento do mercado fonográfico...rs
prova de que música não tem idade e a internet é o veículo livre que propicia essa verdade.

deixo aqui, aos que porventura passem por esse blog, uma amostra desse sonzaço...piramidal!


a.c.jobim - corcovado

*você ainda não ouviu nada (phillips '63)
sérgio mendes-pi
tião neto-bs
edson machaso-drs
edson maciel-trb
raulzinho-trb
hector costita-tenor sax
aurino ferreira-tenor sax

*segue o texto da contra-capa do álbum...

“Certo dia, lá vinha eu da cidade, naquela hora impossível. Anda, pára, anda mais um pouquinho e, aí pára um tempão. Por impaciência, liguei o rádio: o que veio foi um piano, lindo, tocado com gosto de menino que descobriu um pé de jaboticaba. E, lá do alto da árvore, ele ri um riso inexplicável. Meu Deus, a música existe, Deus existe, quem é este cara? Para onde vão essas vozes todas? Não sei, mas sei que vão lindas. De repente, acabou a música. Catei os meus pedaços e fui, anda, pára, anda - fui para casa. Mas aquele som ficou e, mais tarde, vim a conhecer quem estava tocando. Sergio Mendes é um tremendo músico. Já tocou piano para todo o Brasil e também na Europa e nos Estados Unidos. Onde quer que este moço se sente, num piano, todo mundo fica sabendo que está diante de um músico extraordinário. Sua carreira está se iniciando e sei que ele vai muito longe. Além de ser um intuitivo, é um estudioso. Coisa rara, pois, geralmente, os intuitivos ficam só intuitivos e os estudiosos seguem estudiosos. Agora, tive o prazer (o sofrimento) de colaborar com ele neste disco. E foram mil noites sem dormir e café e cigarros. Depois, eu ia levar Serginho até a Praça XV. Comprávamos os jornais do dia, enquanto vinha chegando a barca que o levava de volta à sua Niterói. Não sou profeta, mas creio que este disco, produto de muito trabalho e amor, abra novos caminhos no panorama da nossa música.
“Ipanema, verão de 64”
Antonio Carlos Jobim

Friday, July 17, 2009

84


o que melhor define o brasil?
samba, futebol, carnaval, praias, lindas mulheres?...pode até ser tudo isso!

mas, muito principalmente, o talento que se gera...nasce, cresce e desponta sem esforço, sem mídia, sem ter que 'forçar a barra' (gíria de meu tempo)...tudo muito naturalmente...o brasileiro.

nas artes, nos esportes, nas ciências...gente que sempre fez das tripas sentimentos, por acreditar em seus próprios sonhos e amar, incondicionalmente, esse pedaço de terra assentado abaixo do equador.

gente que muitas vezes nem mesmo é reconhecida por sua própria gente.

durval ferreira
violonista e compositor carioca, deixou uma obra personalíssima de pura beleza e brasilidade...swingue da melhor qualidade e na dose exata.

ouça aqui moça flor
(durval ferreira/luis fernando freire)

*clique aqui e leia mais sobre durval ferreira

bom final de semana
namaste

Tuesday, July 14, 2009

83

vasculhando meu passado recente, redescubro cds do trompetista, produtor e arranjador japonês, miyake jun-san.
no primeiro ano de minha aventura oriental, fui levado na noite de natal pra uma reunião no apartamento do produtor, no elegante bairro de daikayama.
aliás, jun-san promove esse evento anual, até hoje, no mesmo local e data...assim como mantém o mesmo 'fashion' e corte de cabelo.
os convivas, entre cativos e agregados, são sempre das mais variadas áreas de atuação do músico multi-média.
jun-san é uma figura carismática, talentosa e bem informada...portanto, além de respeitado, é muito querido.
foi por intermédio dele que fui apresentado à produção de trilhas e locuções para comerciais de televisão.

naquela época, o japão ainda começava experimentar o gosto da decadência com a famosa 'bolha econômica' (bubble), contudo os investimentos continuavam altos e exagerados.
jun-san, por exemplo, acabava de chegar do brasil, onde esteve com a produção e família, gravando a trilha sonora para o comercial de café enlatado, para a 'dya-dô drink'.
o vídeo também foi rodado em búzios/rj...e, apesar de toda a equipe de filmagem ser japa, bailarinos e coreógrafos de 'lambada' (áquela época o ritmo e step estourava no planeta) eram brazucas.

deixo aqui um regalo aos internautas
do cd 'glam exótica' ('99) / 'brazil' (aquarela brasileira/ary barroso), tema imortalizado por carmem miranda e que tanto caracteriza nossas plagas tropicais.
h. togashi-pi
m. itami-ukulele/gt
g. takahashi-bs
d. miyamoto-cymbals
m. misawa/t. yamaguchi-per
h.komozawa-steel gt
y.murata-trb
arrangement by j.miyake

*clique aqui e ouça