Wednesday, June 03, 2009

82

atualizações necessárias
*mais de um mês sem postagem nova...poderia enumerar os motivos e razões que me mantiveram afastado desse blog...inclusive, a falta de assunto e ânimo...rs

contudo, aprendi com a maturidade, que ao invés de 'dar' desculpas, é preciso antes, 'pedir' desculpas ao internauta que, casualmente, aborda esse sítio virtual.

aproveito a coincidência de ganhar um desafio em um blog de jazz e publico essa edição (nada) extraordinária...resgate de memória.

logo que cheguei por aqui, fui apresentado ao pianista, arranjador e compositor, glauco sagebin...gaúcho de jaguarão (sabe-se lá onde fica isso), que trazia experiência em gravações publicitárias, tanto quanto como diretor musical do compositor belchior.

ao contrário de mim, o pianista execrava a 'síncope'...ou seja, glauco dedicava-se ao 4/4 do jazz....com acento na cabeça.
apesar de nossas diferenças musicais, trabalhamos juntos em várias oportunidades...nos intervalos e ensaios já era de praxe que evitássemos assuntos musicais.

glauco era fã incondicional de keith jarret...tanto que em nossas gigs, lá estava ele em seus improvisos tanto nas teclas como na boca...rs.
às vezes (poucas), o tema começava conservador...mas, bastava aparecer um retornello na pauta, pro 'bicho' enveredar-se por caminhos nunca dantes combinados...tanto improviso que ficava difícil pro próprio autor reconhecer, ali, sua obra.

contudo, era sempre eu a ser convocado em suas gigs (special guest) e ele às minhas...creio que pelo convívio extra musical, em temas culinários e gastronômicos...rs.
ou, muito provavelmente, pelo respeito profissional que sempre destacamos na realização dos trabalhos para os quais éramos contratados.

glauco partiu em '98 para new york city, na busca de seus sonhos...perdemos o contacto total...algumas notícias que chegavam de colegas em comum, relatavam uma decepção do pianista na meca do jazz...
será? não creio!
ter sonhos e acreditar neles é próprio dos artistas...e glauco sagebin é um desses...um camarada sincero com o que se propôe a fazer em música.

BODY AND SOUL
do álbum the cure
keith jarrett (pi) / garry peacock (ac.bs.) / jack dejohnette (drs.)
live at town hall (nyc) '90

amplexosonoros e saudosos
*clique em cima do título da música e ouça.

9 comments:

Mariô said...

Oi Pituco,
Estou ouvindo essa gravação lindíssima de Body and Soul ! Keith Jarrett também está entre os meus pianistas de jazz favoritos! Acho que ele tem um bom gosto, uma musicalidade muito refinada, e sabe tirar sons lindos do piano ! Obrigada por compartilhar a gravação!!! Bacci, beijos , namaste

As Mina said...

Belooo, belo só no ouvir..meu conhecimento musical beira a zero, mas uma coisa é certa para todos: música boa soa bem para qualquer ouvido, e quando recheada de histórias e saudades então... soa muito melhor!
Agora aprendi o caminho, voltarei sempre!!
Bacci

W.Doug said...

Signore, ouvi esta música pela manhã, antes do trabalho, saí com a lama lavada. Ao retornar ouvi novamente, baixei o álbum, maravilha. Abrax e obrigado pela dica.

Érico Cordeiro said...

Grande Pituco,
Cá estou eu do lado de cá do mundo, enquanto você tira a sua merecida soneca (será???).
Jarret é o cara. Talvez seja o maior nome do piano jazzístico em atividade. Tenho muita coisa dele da série standards, com o Gary Peacock e o Jack de Johnette, inclusive o sêxtuplo ao vivo no Blue Note. São verdadeiras aulas de harmonia, ritmo, melodia, improviso, swing, enfim, o cara é um músico completo.
Seu amigo Glauco não poderia ter nome melhor para sofrer a influência. Tomara que ele esteja se dando bem na Grande Maçã!
Abraços!

Guca Domenico said...

A história tava boa, por que parou? Parou por que?
Fiquei com a sensação de coito interruptus.
Keith Jarret... hum... ouvi várias vezes, o menino é bom. A primeira vez, se não me engano foi em 1978, no Festival de Jazz de SP, promovido pela TV Cultura (lembra do Jairo Lerner? ou seria Júlio Lerner?)

Celijon Ramos said...

Pituco, a música é linda e com Jarrett ganha novos contornos.
Obrigado por sua visita a meu blog e pelas considerações à Tânia Maria que pessoalmente gosto muito.
Parabéns por poder tê-la assistido bem de pertinho.

Um grande abraço!

Érico Cordeiro said...

Ô seu Pituco, tô sequioso por novas postagens e com saudades de você.
E aquele nosso papo de trazer à baila os grandes (e esquecidos) nomes da nossa música? Não vai prá diante não?

Um afetuoso abraço!!!!!

JR said...

Fico até sem graça de registrar comentário em meio a tantas feras conhecedoras de música. Como vc bem sabe sou do time aí d'As Mina. Gostoso mesmo de ouvir, mas quer saber de uma verdade: gostei mais foi da história! Abração!

Raul said...

Recentemente vi na Zero Hora, jornal do rio Grande do Sul, nota de falecimento de Glauco Sagebin, ocorrida em NY. Mas não encontro na web nenhuma notícia sobre isso.
Alguém sabe algo?
Raul - Passo Fundo/RS
dez2011