Thursday, August 26, 2010

167

nem tudo no japão são gentilezas...a estória está repleta de momentos dramáticos em atos atrozes cometidos pelas tropas nipônicas em guerras passadas.

outra realidade de pouca delicadeza é a temporada de pesca aos golfinhos, na enseada de taiji, prefeitura de wakayama.
a pacata cidade tem uma tradição baleeira, desde 1600 até 1988, quando essa atividade foi suspensa e regulamentada pela iwc.
inconformados, os moradores nativos apelaram pra pesca de pequeno porte, excluída dessa convenção international, matando quase 2000 (dois mil) golfinhos, por ano.
esse 'tradição macabra' foi documentada em filme (the cove) ganhador do oscar, em 2009.
o 'rancho virtual' solidariza-se com as manifestações de protestos contra a matança dos golfinhos, na cidade de taiji, wakayama, japão...temporada oficial aberta no próximo dia primeiro de setembro...assim como, sugere que a televisão comercial local coloque em sua programação o seriado 'flipper', num rodízio de, pelo menos, duas vezes ao dia, com reprises regulares.


abraçsonoros e suados

Thursday, August 19, 2010

166

abbey linclon

(6 ag. 1930 - 14 ag. 2010)

*linda canção, linda mulher, linda voz...descanse em paz.

Sunday, August 15, 2010

165

sei que esse 'rancho virtual' precisa de atualizações e coisa e tal...alguma dificuldade, tanto pela falta de assunto pertinente, quanto pelo tempo reduzido.

de qualquer maneira, deixo aqui uma pensata bacanuda de nossa gran dama do teatro, bibi ferreira...certa feita, em uma entrevista (mutchos e mutchos anos atrás) ela respondeu mais ou menos assim, quando lhe perguntaram quais os predicativos necessários para se ser um bom ator/atriz?

#disse a sra.bibi que, algumas pessoas podem nascer com o talento para o teatro, mas desistirem por uma série de fatores em seguir carreira...portanto, sem vocação.
outras, no entanto, não possuem esse talento inato, contudo dedicam-se à carreira com estudos e afinco...portanto, têm vocação.
o ideal é que o ator/atriz estejam munidos dos dois.

abraçsonoros e calorosos
*quase meia noite e os termômetros marcam 32 graus.

Thursday, August 05, 2010

164


há exatos oito dias, eu e o amigo carlos (de camisa salmão, também residente nessas plagas de cá) fomos assistir a cantora e compositora carioca, joyce moreno, em uma de suas temporadas anuais, aqui no blue note tokyo.

na foto, joyce e o baterista tutty moreno (companheiro de uma longa vida conjugal e musical).

não é a primeira vez que os assisto...sou ouvinte antigo...contudo, só então, venci a timidez e coisa e tal, tomei coragem e fui ao backstage cumprimentá-los.

em meados de noventa, presenciei um encontro bacanudo entre ela e paulo/daniel jobim (ainda espremido, no diminuto espaço, do prédio quase em frente da atual versão)...e ano passado, com o sr. joão donato (veja postagem aqui).

vale registrar que, há algum tempo, tenho interagido virtualmente, acessando o blog outras bossas (linkado ao lado), sempre com postagens atualizadas e pertinentes...como não poderia deixar de ser...escritas pela própria joyce moreno.


não bastasse o sonzaço que rolou pra uma platéia, predominantemente, japonesa que lotava esse traditional jazz spot, fomos recebidos com simpatia e atenção por todos, no intervalo entre os sets...

(na foto, da direita pra esquerda)...jorge helder (bs) / hélio alves (pi)...e o special guest, cantor, músico e compositor, celso fonseca...(momento mágico a sua participação solo, violão e voz)...com quem mantenho contacto virtual, através do site de relacionamento, facebook.

pra mim, a grande surpresa foram os improvisos pra lá de bacanudos...do pianista hélio alves...swingueira total, geral e irrestrita...não o conhecia, mas a apresentação não poderia ser melhor...e, conforme schedulle do bnt, ele estará aqui, novamente, tocando com o veterano tenorista japonês, sadao watanabe san.

aproveito pra agradecer interneticamente a simpatia e generosidade dessa 'gran dama brasileira' da música universal e parabenizar a todos pelo som e noite agradabilíssima.

valeô, galera!!!
abraçsonoros e saudosos

Monday, August 02, 2010

163


"fazer música é um vício...ouvir, um bálsamo...viver de, um calvário".

entre um copo de café e outro, muita música, violão e internet...ei-los aí, meus pecados capitais...

abraçsons e vamuquivamu