Saturday, January 30, 2010

132



já é tarde, mas músico não costuma reparar muito nesses detalhes, não é isso?...aliás, prefere o silêncio da madrugada à manhã ruidosa...'eu faço samba e amor até mais tarde e tenho muito sono de manhã' (chico buarque).

acabo de chegar de uma gig de jazz da cantora filipina, radicada aqui em tokyo, miss charito.
ela apresentou-se no jazzspot muito badalado nessa capital, body and soul, em minami-aoyama, bem próximo ao blue note tokyo.

ocorre que tantos anos de japão, eu não a conhecia, nem ela a mim...miss charito, assistiu minha última apresentação no festival bossa aoyama'09, em outubro, e fomos apresentados formalmente, em dezembro último.
mas, apenas hoje, consegui sair do trabalho mais cedo e assistir o último stage da cantora acompanhada por um trio bacanudo.
curioso é que, apesar do live house ser tradicional, foi a primeira vez que entrei no local...check out here! (clique em english-menu e selecione schedulle-january).

e coincidência maior ainda é que miss charito gravou um álbum no brasil, em 2004, com participação de ivan lins e coisa e tal...mas, a faixa que abre o cd 'non-stop to brazil', é 'come fly', uma versão em inglês da própria cantora, do samba autoral 'di fato' (parceria minha com o pianista paulo c.gomes).
foi uma surpresa ouvi-la nesse vídeo...



*essa canção foi gravada em '96 pela cantora baiana residente em quebec, monica freire, em seu primeiro álbum solo lançado aqui no japão...



*miss charito também ficou muito surpresa em saber que sou eu um dos autores, que ela gravou e canta habitualmente, como foi o caso na gig de hoje.

*e tudo isso pra dizer que agradeço a todas essas mulheres com suas vozes, charme e swing piramidais...o que seria de nós sem elas, não é verdade?

abraçsonoros e pacíficos

Wednesday, January 27, 2010

131

otimismo musical...'chega de grama, queremos grammy'!

hoje, recebo email que notifica um show beneficente, com renda revertida ao compositor e pianista helvius vilela.

taí uma dica em cima da hora, pra quem quiser curtir um show de música bacanudo, embora a finalidade seja triste e desalentadora...dificuldades de profissionais, que por muitas vezes dedicaram uma vida em criar e divertir a platéia.

quinta-feira, 28jan
19hs, MODERN SOUND - copacabana, Rio
Show e JAM SESSION em homenagem ao pianista HELVIUS VILELA, que atravessa serios problemas de saude; a renda sera revertida para o musico; havera muitas participacoes especiais, em Jam comandada pelo saxofonista NIVALDO ORNELAS
grupo base com:
KIKO CONTINENTINO - piano
PAULO RUSSO - baixo
MAURO SENISE - flauta, sax alto


abraçsonoros e bom show.

Wednesday, January 20, 2010

130




elis regina carvalho costa
(17 mar.1945 - 19 jan.1982)

*saudade...ouça no posdcast ao lado...favorite'songs...duas raridades da cantora...making of de elis e tom (águas de março) e elis ao vivo (my funny valentine)
*abraçsons e boa audição

Saturday, January 16, 2010

129



hoje, 17 de janeiro, faz exatos 15 anos que kôbe, província de aichi, japão, sucumbia a um dos maiores desastres naturais.

naquela manhã, às 5h46, um forte terremoto colocou abaixo essa cidade portuária e, como eu, quem sobreviveu ao flagelo, vivenciou momentos terríveis e cenas inesquecíveis, nos dias em que se seguiram a espera de resgate, naquele inverno rigoroso.
como expliquei em postagem 'incidental' anterior (coincidentemente, sobre 'megaquakes', dois dias antes ao do haiti), sempre fui requisitado para um relato mais detalhado sobre essa experiência na 'guanabara nipônica' (kôbe tem como irmã ocidental, no brasil, a 'cidade maravilhosa').
contudo, sempre evitei atender aos pedidos, exatamente porque, o que a memória abstraiu e guardou, nos dias subsequentes (the days after), talvez soe mais como crítica à condução precária e ao despreparo do governo japonês, naquele momento de desespero e confusão.
de qualquer maneira,
esse blog presta um instante de silêncio às vítimas de kôbe e solidariza-se com os que sofrem com as consequências do acidente, até hoje.
................

128

enfim, a postagem original...após três incidentais anteriores

há uma canção de joyce moreno e paulo c.pinheiro (samba jazz e outras bossas '07), cujo tema é o compositor...aquele artista que faz música e escreve letras e muitas vezes vive no anonimato...e sem grana!!!



e como professa o refrão final,
há uma nova safra de compositores e músicos, com talento e produção criativa que, infelizmente, ainda adormece em 'berço esplêndido'.

é preciso então, que o brasileiro descubra o brasil...cada um de nós um cabral em potencial, pelo menos pelas navegações virtuais.

basta um clique pra se navegar num contraponto de sites e blogs, onde é possível se ler e ouvir a obra dessa 'brava gente brasileira'...uma infinidade de talentos e tendências...são instrumentistas, cantores, compositores.

enquanto escrevo essa postagem, por exemplo, sou interrompido docemente pela música do cantor e compositor mineiro, sérgio santos...ouço seu último registro...litoral e interior.
obra-prima tanto de composições como interpretações e arranjos...aqui, o brasil que se revela é o que se merece, pois o som de sérgio carrega toda uma nação, sem firulas e pirotecnias, mas sim em ritmos e melodias...um som sincero, com músicos fazendo o que de fato sabem fazer...música.

'litoral e interior' aproxima-me da terra em que nasci e cresci...mesmo que, por enquanto, esteja apenas nessa dimensão virtual...mas é tão real a emoção, que qualquer tédio secular cede passagem à música de sérgio santos...e qualquer estrangeiro talvez, ao ouvi-la, sinta-se tão brasileiro quanto eu sou e me reconheço agora...

segue um aperitivo para os incautos internautas...'zabumba' e 'ventando na praia' (s.santos/p.c.pinheiro)





*amplexossonoros e boa audição...quiloçá, uma navegadinha nos blogs bacanudos linkados aqui ao lado...e se possível, adquira os álbuns.

Thursday, January 14, 2010

127


esse blog solidariza-se com os sentimentos de todos os familiares e amigos das vítimas do terremoto em porto príncipe, haiti, na última terça-feira.
paz e força

Monday, January 11, 2010

126

outra postagem incidental...rs
acabo de receber email com o vídeo da cantora e compositora, miriam samorano, com a qual temos uma canção, em parceria virtual.

confira as postagens de nº65 e nº80, aqui no blog.

e segue o vídeo, com a participação da miriam no programa de tevê, sr.brasil , com rolando boldrin, exibido em dia primeiro de setembro de 2009.

sem mais demora, que aqui a gente tem hora...rs
com os signores, a moça de voz fininha e afinada...




*e pra relembrar, uma gravação doméstica de 'céu gabriel'...
agora sim com a interpretação da miriam
letra, voz e violão: miriam samorano / música: pituco



abraçsonoros e espero que a galera que proventura aporte poracá, também curta...

Sunday, January 10, 2010

125


postagem incidental...

pouco antes de acessar esse 'rancho virtual', para publicar um outro post, eu assistia pela tevê estatal japonesa, NHK, um documentário sobre 'terremotos'...aliás, sobre 'megaquakes' (acima de 8 pontos na escala ritcher), com uma abordagem mais técnica do que sensacionalista.

a equipe de geólogos e peritos analisou alguns mega-abalos ao longo da estória da humanidade...o exemplo destacado foi a placa tectônica sob a cidade de seattle (usa) que, em 1700, se deslocou, provocando um terremoto com esse perfil.
a força do atrito nesse epicentro, produziu uma enorme 'tsunami', que atravessou o pacífico e invadiu toda costa leste do japão, horas depois.
o mais assustador do programa foram as cenas digitalizadas, mostrando as consequências hipotéticas, caso um mega-terremoto atingisse essa mesma cidade, hoje em dia.

tudo isso, porque logo mais, dia 17 de janeiro, há exatos 15 anos atrás, a cidade de kôbe sucumbia a um abalo sísmico próximo a essa magnitude *6.8 pontos.
foram apenas 20 segundos para fazer quase 5 mil vítimas fatais (entre as quais, muitos brasileiros) e desabrigar grande parte da população.

eu estava lá, adormecido às 5h46, quando um som ensurdecedor me despertou, seguido por um forte solavanco que sacudiu o prédio de 14 andares onde morávamos (no 12), em nada-ku.

todo staff brasileiro que trabalhava no restaurante sabath's kôbe, assim como outros compatriotas residentes na cidade, sobrevivemos ao desastre e consequente flagelo...mas, apesar dessa sorte inicial, presenciamos situações traumatizante e cenas inesquecíveis, durante os três dias em que aguardávamos o grupo de resgate.

em outra oportunidade, conforme prometido anteriormente, relatarei sobre essa passagem triste e trágica de minha estória pessoal.

e logo mais, publicarei a postagem principal que antecederia à essa...

abraçsonoros e pacíficos

Friday, January 08, 2010

124

sem ensaio é isso...navego pelo youtube (lá pelos idos de 2006) e encontro uma postagem piramidal...'luiza' (a.c.jobim), com arranjo bacanudo e interpretação piramidal de um violonista brasileiro, amigo pessoal (esse sim, não virtual...rs).

sem prévia anuência e instado pela emoção, ligo o microfone e acabo cantando a canção, numa gravação totalmente doméstica e informal, que segue abaixo...



*abraçsonoros e pacíficos
*resgato essa antiga brincadeira virtual, porque ouço mais uma vez o registro do próprio autor com edu lobo...lembrando-me de que, no próximo dia 25, comemora-se o 82º aniversário de nascimento do maestro soberano.
*e quem será o violonista?...rsrsrs

Saturday, January 02, 2010

123




a postagem que inaugura esse ano do tigre, 2010, tem por título a série dos três primeiros algarismos cardinais...123.

coincidentemente, é a chamada pra se iniciar qualquer atividade...um, dois, três e...já!
ou ainda, no jargão cinematográfico...luz, câmera e ação!
aqui no japão, essa abstração verbalizada, não é, exatamente, uma denominação com significado específico...diz-se apenas...'se-nô'!
imagino que existam muitas maneiras para se conclamar o início de qualquer processo...até mesmo a contagem regressiva, que causa uma expectativa 'daquelas'.

um canal de televisão japonesa utiliza-se desse expediente, todo dia 31 de dezembro.
um concerto 'count down' ao vivo, que celebra a chegada do novo ano, onde o final da música deve coincidir com os ponteiros do relógio, marcando meia-noite...o regente fica numa apreensão 'danada', mas sempre 'dá certo'!...e esse ano, houve até 'request' do astronauta japonês, soichi noguchi, que compôe a equipe da 'soyuz' (nasa), em órbita...noguchi-san, além de levar o primeiro 'sushi' para o espaço, fez o pedido, tocando um trecho da melodia na flauta, na dificuldade da gravidade local...tudo combinado, mas o maestro reconheceu de pronto (até eu!) e a orquestra tocou a valsa 'danúbio azul' (j.strauss), enquanto o astronauta aplaudia lá de cima.
*por aqui, apesar do feridão do 'oshogatsu', onde quase todos retornam à cidade natal pra rever familiares - tokyo fica deserto - eu desfaço-me do 'glamour' das efemérides e continuo trabalhando normalmente, com apenas algumas folgas na metade do mês...que, espero sejam substituídas por algum extra...(pra quem é músico e free sabe o quanto é real o mote da loja 'tower records'...no music, no life...ou seja, no job, no money...rs)
é isso aí,
abraçsonoros e estratosféricos


*deixo aos internautas incautos um óbulo sonoro oriental no podcast ao lado...favorite' songs...com o yoshida-kyodai (irmãos yoshidas), a nova geração de shamisenístas...rs