Tuesday, December 29, 2009

122



aos amigos internautas que aportam por esse diminuto 'rancho virtual'...muito obrigadô...domo arigatô.

2009 destacou-se, exatamente, por essa deliciosa convivência blogueira jazzófila, nos diversos sítios afins por onde navego, desde que me foi apresentado o link do jazzseen, pelo amigo virtual, geraldo picanço (comunidade orkut jobimaníacos)...

vale lembrar que, em meu primeiro clique, de 'cara' arrematei um prêmio...óbvio que os membros dessa excelsa confraria, a elite dos jazzófilos, subestimassem esse petulante novato, muito menos ou nada equipado no assunto (apesar de músico) para acertar o desafio musical, na postagem comemorativa de seu aniversário...ocorre que, por coincidência, eu tenho o cd da música-charada...rs

do contratempo inicial, permanece o que minha intuição assinalou de imediato, ou seja, muito mais importante do que o prêmio, foi ganhar esse convívio bacanudo, com muita informação, estórias e dicas musicais...

minha gratidão sincera e irreversível por tudo que leio, ouço e aprendo, diária e obrigatoramente, nessa blogesfera piramidal...aliás, linkada aqui ao lado.

2010, o ano do tigre, com muita saúde, postagens e swing

*deixo no podcast ao lado...influência do jazz...alguns regalos sonoros aos incautos internautas que, porventura, poracá aportarem...abraçsons e boa audição.

Tuesday, December 22, 2009

121

conta-se que, alguns anos após a dominação norte-americana aqui no arquipélago do sol nascente, uma grande loja de departamentos quis celebrar o natal, mas conforme os moldes ocidentais.

para agradar aos 'dominadores' e à imensa quantidade de americanos na cidade, o japonês dono do comércio mandou investigar qual o significado exato dessa data, pouco celebrada até então.

pergunta daqui, pesquisa dali, chega o relatório às mãos do 'yabun' (gran cappo).

após intermináveis reuniões da diretoria japonesa, a conclusão, em alguns tópicos principais, foi a seguinte:
1- natal é a data que se comemora o nascimento de jesus cristo.
2- nessa época, santa claus (papai noel), um bom velhinho barbudo vestido de vermelho, e que mora no pólo norte, distribui presentes às crianças 'around the world'.
3- o ursinho é o símbolo norte-americano do natal.

o ‘yabun’ não teve dúvida...
no final do mês de novembro, um gigantesco e fofinho urso de pelúcia, vestido de papai noel, estava crucificado na porta principal da grande loja japonesa.
'kore wa nihon desu'.... (isto é japão!)

*segue um regalo capturado no youtube, pra celebrar essa data cristã nesse humilde 'rancho virtual'...presente de natal



merry x'mas

Monday, December 14, 2009

120



mais um pedido de ajuda...

na comunidade orkutiana, jobimaníacos, tomei conhecimento sobre o estado de saúde do pianista helvius vilela (clique aqui), através do apelo de nosso amigo e dono, carlos 'alcides' libório telles...segue o texto por ele publicado...

Compositor Helvius Vilela - Ajuda
Recebi este email da amiga Irinéia e repasso aos amigos desta comunidade

Faço um apelo pela solidariedade, porque nosso amigo, o grande pianista, arranjador e compositor Helvius Vilela está passando por um delicadíssimo problema de saúde: recentemente foi detectado um câncer nos pulmões, atualmente vem sendo acompanhado por um equipe do INCA, mas seu estado inspira muitos cuidados, já que anda bastante fraco, desnutrido e, para iniciar o tratamento de quimioterapia, vai ter que se recuperar um pouco. Em função disso, ele não está podendo trabalhar e, com certa freqüência, terá despesas extras além das rotineiras.
Peço então aos amigos, admiradores e a quem mais puder (por favor, passem adiante a informação), que façam um depósito do valor que acharem possível, na seguinte conta:

HELVIUS VILELA BORGES
CPF 242.899.147/ 72
BANCO ITAÚ S/A
AG. 0311
CONTA 10.484-8


*vale ressaltar que o músico, compositor e arranjador mineiro, célio balona, membro jobimaníaco, prontificou-se a organizar um show com músicos conterrâneos, no teatro alterosa, cuja renda se reverterá ao tratamento de helvius vilela.

*desejo total sucesso e solidarizo-me com os amigos.

*deixo no podcast ao lado...favorite' songs...a música 'gira girou' (milton nascimento-márcio borges) com o grupo vox populi (helvius vilela ao piano)...e 'pedra azul' de célio balona, com o próprio nos teclados e acordeon...boa audição.

abraçsonoros e saúde a todos

Saturday, December 12, 2009

119

olá, amigos blogueiros,

sem muito assunto que mereça destaque nesse 'rancho virtual', vale registro minhas últimas duas gigs.

no dia 9, toquei em omiya (distrito de saitama-ken), no restaurante brasileiro, primavera classic, em comemoração ao seu primeiro ano de atividade.
sob o comando do casal de amigos, kátia e bendô, toda a equipe profissional brasileira garante a eficiência e simpatia da aconchegante atmosfera da casa.

o público dessa noite, predominantemente japonês, revelou intimidade com a nossa culinária e música...tanto pela habilidade de dispor a feijoada no prato, como pelos pedidos musicas.

apesar da insistência, não experimentei o menu local, mesmo porque minha 'religião gastronômica' não permite essas extravagâncias...contudo, era possível constatar a satisfação dos clientes, durante o jantar, saboreando nossos pratos mais típicos, enquanto acompanhavam atentos meu setlist...noitada inesquecível.

já ontem, dia 12, respondi a outro chamado dos amigos, adriana (brasileira) e cae (alemão), dessa vez uma reunião particular, com convivas internacionais, oferecida no amplo e confortável apartamento do casal, aqui em tokyo.
só pela simpatia dos anfitriões, já valeria toda a jornada de trabalho da noite, que começou às 18h00, em meus 'happy hours' rotineiros...translado e montagem do equipamento de som...para tudo terminar às 3h00 da manhã, quando pisei em casa...outra noitada inesquecível.


deixo aqui, pra celebrar essa semana de trabalho bacanudo, um regalo musical no podcast influência do jazz.

boa audição
abraçsonoros e pacíficos

Wednesday, December 09, 2009

118



pedido de ajuda, aos paulistanos, para o pianista/cantor/compositor johnny alf

campanha encetada por seu empresário, nelson valencia e divulgada no blog outras bossas, da cantora/compositora joyce moreno.

acesse o blog e desde já, muito obrigado pela colaboração...divulgue, por favor.

abraçsons

Monday, December 07, 2009

117



antônio carlos brasileiro de almeida jobim
25 de janeiro de 1927 - 8 de dezembro de 1994.

*em homenagem ao maestro jobim, duas postagens no podcast ao lado...favorite' songs...boa audição.

abraçsonoros e jobinianos

Tuesday, December 01, 2009

116

no último domingo, dia 29, além dos resultados que favoreceram meu time de futebol, encontrei-me com o amigo e videomaker, douglas doug, para apanhar a prova da filmagem de minha apresentação solo no festival bossa aoyama '09 (17 de outubro).

como já era previsível, fiquei surpreso com o setlist do show, já que a escolha das músicas sempre é feita de maneira espontânea, durante a apresentação...rs

foram um total de 12 canções, incluindo o bis, onde a galera presente (90% nativa) canta em coro uníssono e afinado, a melodia de 'garota de ipanema', num lalaiá emocionante e internacional.

a sonorização e a acústica local favoreceram essa integração bacanuda com a platéia, assim como ajudaram na escolha de músicas mais sutis, como 'eu te amo' (a.c.jobim/chico buarque de hollanda) e 'bonita' (a.c.jobim) que, inevitavelmente, dependem desses aparatos técnicos.

a audiência, na maioria japoneses interessados e ligados à bossa nova e congêneres, acompanhou atenta cada interpretação e improviso meu...e essa atenção exagerada, que para alguns pode causar constragimento, a mim aumentou o prazer, uma vez que na rotina diária de trabalho, costumo enfrentar um público menos exigente e qualitativo.

bom, agora é aguardar a edição do vídeo...e torcer, na pior das hipóteses, por uma vaga na libertadores do ano que vem!!!

enquanto isso, deixo aos incautos internautas, no podcast ao lado...influência do jazz...um regalo musical com o pianista italiano, stefano bollani e j.boldisen-bs/m.lund-drs.


boa audição e amplexossonoros e anciosos